O cérebro cumpre dois processos corporais durante o sono: um deles alerta, o outro insiste no sono. Isto depende de duas hormonas: a melatonina (do sono) e a orexina (a que desperta). Aos 20 anos, a orexina não se sobrepõe à melatonina até meados de manhã.
“Um dia típico pode durar das 9h às 17h, mas para quem deita tarde isso pode resultar em menor desempenho durante a manhã, menor conectividade cerebral em regiões ligadas à consciência e aumento da sonolência diurna”, diz Facer-Childs.
Apesar de ser impossível dizer que há horário certo para fazer cada coisa, o ser humano é uma espécie diurna. "Noite e madrugada não são propícias para provas e competições, tarefas que exigem o máximo do organismo. O melhor desempenho físico, em geral, é atingido entre 16h e 20h", diz Louzada.
Acorde, refresque e energize sua mente:
O cérebro descansa, mas não para! Pesquisas realizadas pela Universidade de Chicago mostram-nos que apesar do cérebro também descansar enquanto dormimos, não deixa de estar a trabalhar. Os neurónios, durante o sono, ativam-se em sincronia para que toda a informação recolhida durante o dia seja processada.
Testes cognitivos encontraram menos conectividade nas regiões do cérebro ligadas à manutenção da consciência nos participantes que foram dormir mais tarde. Eles também apresentaram menos atenção, reações mais lentas e aumento da sonolência.
Estudo durante a noite Normalmente, o período da noite é o mais silencioso, o que o torna um grande candidato ao melhor horário para estudar. Por outro lado, dependendo da hora que você acordou e as atividades realizadas ao longo do dia, pode ser que você se sinta mais cansado.
Qual o melhor horário para estudar
Ou seja, o cérebro acorda antes do corpo. O especialista, que também é professor no Instituto do Sono, afirma que algumas doenças predispõem a pessoa a vivenciar uma paralisia do sono. Uma delas é a narcolepsia, um distúrbio do sono caracterizado pela sonolência em excesso durante o dia, mesmo se a pessoa dormiu bem à noite.
Mostrar mais 1... Mostrar menos... Acordar as pessoas é difícil, ainda mais quando elas têm o sono pesado. Você pode começar com uma técnica indireta, principalmente se não tiver um bom motivo para acordar o pobre coitado.
“O cérebro tem um padrão de sono. Não é que você simplesmente dorme e a hora um do seu sono é igual a hora três ou a cinco ou a nove. Existem ciclos durante o sono e, em cada um deles, há aquilo que chamamos de non-REM (sigla em inglês para movimento rápido dos olhos), e o REM”, explica a dra.
Assim, observar a hora em que se dorme e acorda é mais importante do que quanto tempo passamos dormindo. Para ajudar pessoas a calcularem quando devem se deitar, a varejista britânica web-blinds.com (loja britânica especializada em cortinas e persianas) criou uma calculadora especial.
Quanto ao poder constituinte originário é correto afirmar que?
Quais as formas de concurso de crimes quais as formas de aplicação de cada um deles?
Como começar a escrever uma história?
O que é ideologia forneça exemplos?
Quanto se gasta com alimentação em Toronto?
Como contar prazo de 72 horas?
Qual a chance de pegar um Mewtwo Shiny?
Quem tem apneia do sono pode morrer dormindo?
Como fazer denúncia de terreno baldio?
Em que EP descobrem que o Tobi e o Obito?
Pode chamar a polícia por barulho?
Como emagrecer 10kg em 5 dias dieta do ovo?
Como as vozes são organizadas em um coral?
Quais são os princípios do direito falimentar?