O termo “arbovírus” origina-se da expressão inglesa arthopod-borne viroses ( ARthopod - BOrne vírus = ARBOvírus), que refere-se a um grupo de vírus que são transmitidos por artrópodes, e segue alguns requisitos para sua correta classificação: infectar vertebrados e invertebrados; iniciar viremia em hospedeiro ...
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).
[ Biologia, Medicina ] Designação dada a vários vírus de diferentes famílias com ARN como material genético, transmitidos por artrópodes, em especial mosquitos ou carraças , que podem causar doenças como dengue e febre amarela, entre outras.
Arboviroses – Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela
As arboviroses são doenças virais transmitidas a animais vertebrados por meio de vetores artrópodes, como mosquitos e carrapatos.
substantivo feminino Patologia provocada por um arbovírus, sendo transmitida por um artrópode, geralmente por um inseto: a febre amarela e a dengue são tipos de arboviroses.
O termo arbovírus deriva da expressão inglesa ARthropod BOrne VIRUSES, adotada, em 1942, para designar grupo de infecções virais cujos agentes foram isolados de animais que tinham participação na etiologia das encefalites.
Os vírus multiplicam-se no interior das células infectadas graças à inserção de seu material genético, que passa a comandar o metabolismo da célula hospedeira. Cada vírus possui um mecanismo diferente de multiplicação.
Os vetores virais. Os vetores virais são vírus manipulados geneticamente, de modo a reduzir a sua patogenicidade, sem anular totalmente o seu poder de infectar as células do hospedeiro (leia mais sobre isso no conteúdo de vírus) Com as técnicas da engenharia genética é possível somar ao DNA do vírus o gene que se quer transferir a determinada ...
Dengue, herpes e tétano. Dengue, cólera, gonorreia. O HIV é um exemplo de vírus envelopado. Marque a alternativa que explica corretamente essa definição. São vírus envolvidos por um envelope proteico. São vírus envolvidos por uma parede celular. São vírus envolvidos por um envelope lipoproteico.
Um vírus pode ter diversos tipos de estrutura, mas, em essência, sua composição é feita por uma membrana proteína que envolve um DNA, RNA ou ambos. Os vírus não têm a intenção de adoecer os outros seres vivos que eles infectam, isso é apenas uma consequência da sua presença no organismo onde há a incubação.
Qual o piso do engenheiro civil?
O que as cores despertam nas pessoas?
Como é o estilo da arte abstrata?
Como se diz feliz ano novo para os judeus?
Quem compensa o sábado durante a semana?
Quando é considerado leucócitos baixos?
Como fazer um depósito na Bet365?
O que é melhor asfalto ou concreto?
Qual a função da proteína periférica?
O que um assistente fiscal precisa saber?
Quando se deve colocar o celular para carregar?
O que acontece se o farmacêutico não estiver na farmácia?
Quantos m2 gela um ar de 18.000 BTUs?
Quanto tempo dura o Auxílio-doença?