“Como nossa alma, que é ar, nos mantêm unidos (syncratei), assim um espírito (pneuma) e o ar mantêm unido (periékhei) também o mundo inteiro; espírito e ar significam a mesma coisa” (Hegel, Preleções sobre a História da Filosofia).
Anaxímenes de Mileto C. (?)] Como nossa alma, que é Ar, nos governa e sustém, assim também o sopro e o Ar abraçam todo o cosmos. ... Para Anaxímenes o Ar é um Ápeiron infinito, porém determinado.
“Anaxímenes de Mileto [...] declarou que o ar é o princípio das coisas que existem; pois é dele que provêm todas as coisas e é nele que de novo se dissolvem. Tal como a nossa alma, [...] que é ar, nos mantém unidos e nos governa, assim também o vento (ou sopro) e o ar cercam o mundo inteiro”|1|.
“Quando o ar se rarefaz, torna-se fogo; e quando se condensa, vento; com maior condensação, nuvem; se for mais forte, água; se mais forte ainda, terra; e com sua extrema condensação, transforma-se o ar em pedra”.
Os pré-socráticos, que foram os primeiros filósofos gregos, se empenharam em descobrir qual seria o “princípio originário do Universo”. Em outras palavras, eles queriam saber qual foi a primeira força da natureza que originou todas as outras coisas. Já que tinham esse objetivo, eles usavam o “método epírico”.
As observações da natureza de Anaximandro fizeram com que o pensador, ao contrário de Tales, não apresentasse uma teoria cosmológica fundada em um elemento definido e palpável, mas entendesse que existia uma complexa relação no Universo que daria origem a este. A essa relação elementar, ele chamou ápeiron.
Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água. ... Surgiu aí a teoria dos quatro elementos.
Está presente em todas as religiões e seus rituais, na filosofia esotérica, na alquimia e na terra. É considerado "ativo e masculino", assim como o elemento fogo, em oposição a terra e a água, "passivos e femininos".
Ápeiron (ἄπειρον) é uma palavra grego que significa ilimitado, infinito ou indefinido que advém de ἀ- a-, "sem" e πεῖραρ peirar, "fim, limite", forma do Grego jónico de πέρας peras, "fim, limite, fronteira".
Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo.
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