Cada 1ºC de aumento na temperatura faz com que, em média, 7% da população mundial perca 20% da água potável disponível. São números preocupantes. Em zonas onde já há crise, a população afetada pode chegar a 90%.
Em decorrência do aquecimento global e do aumento da emissão de gases do efeito estufa, o calor retido na atmosfera acaba sendo armazenado nos oceanos, afetando a temperatura e a circulação da água, além de acelerar o processo de derretimento das calotas polares.
A energia solar aciona o ciclo da água, promovendo a evaporação da água; O vapor de água atinge camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando as nuvens; A água retorna à superfície terrestre caindo na forma de chuva, neve ou granizo.
Os efeitos do aquecimento global também são percebidos na agricultura por causa de períodos mais longos de estiagem, com algumas regiões recebendo menor volume de chuva do que o previsto, e outros eventos extremos mais frequentes, como chuvas e frios mais intensos, por exemplo.
Depois do setor agrícola, vem a atividade industrial, que é responsável por 22% do consumo de água no mundo. Somente depois vem o uso doméstico, que é responsável por cerca de 8% de toda a utilização dos recursos hídricos.
A principal relação é com a intensificação do efeito estufa, que muda o clima do planeta. Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.
Gota a gota a água golpeia o solo, aflorando suas partículas e deslocando-as por distâncias curtas ou pode transportá-las até lugares muito distantes. Desta forma, a erosão do solo pela água, é um evento natural. ... É possível proteger o solo desprovido de vegetação por meio de camadas de palha e gravetos.
O interessante do aquecimento global é que neste processo ocorre feedback positivo, ou seja, conforme os efeitos aparecem, eles potencializam o processo, intensificando ainda mais a ocorrência dos próprios efeitos.
O aquecimento global também pode aumentar o número de epidemias no mundo e, assim, afetar várias espécies. O mosquito Aedes aegypti, por exemplo, encontra ambiente propício para sua proliferação em temperaturas elevadas, o que gera um aumento da transmissão de doenças como dengue e zika entre os seres humanos.
Percebemos, portanto, que o aquecimento global representa muito mais que um simples aumento da temperatura e está relacionado com as mais variadas mudanças climáticas. Todas essas modificações no clima podem interferir na biodiversidade, uma vez que todas as espécies estão adaptadas a um determinado ambiente.
Em termos gerais, o aquecimento global pode afetar a disponibilidade hídrica no futuro, e mudar o modo de distribuição da água na Terra. Muitas áreas serão desertificadas, enquanto outras terão problemas com chuvas intensas.
Quando emagrece as estrias aparecem mais?
Quais são as partes do pepino?
O que são animais oviparos viviparos e ovoviviparos?
Como ligar do rio de janeiro para são paulo?
Quanto ganha um bombeiro voluntário em portugal?
Como enviar anexo no messenger?
Como renovar a carta pela internet?
Quanto gasta um ar condicionado de 9000 btus?
Como por fps a amostrar no lol?
O que faz um ajudante de padeiro?
Qual é o plural de por do sol?