A unidade de medida decibel (dB) é usada para medir a intensidade do som, chamado de “volume” ou “altura”, por medir a relação entre os picos e depressões de uma onda sonora. Funciona assim: quanto mais alta a onda, maior será o volume e consequentemente, maior será a quantidade de decibéis.
A frequência (f) de uma onda sonora é medida em Hz, essa frequência define a sua altura, isto é, quanto maior é a frequência do som, mais agudo, ou alto, esse som é. Ao contrário, sons de baixas frequências são chamados de sons graves, ou baixos.
Volume não está relacionado com a altura A altura é a qualidade do som e está relacionada com a sua frequência. Ela nos permite diferenciar os sons em agudos e graves. Um som agudo possui altas frequências, e o som grave possui frequências baixas.
Em música, altura é um aspecto sonoro que refere-se à forma como o ouvido humano percebe a frequência fundamental dos sons (tom), onde as baixas frequências são percebidas como "sons graves" (tom grave ou baixo) e as mais altas como "sons agudos" (tom agudo ou alto).
A relação entre frequência e altura musical é dada pelo tipo de tom que é gerado. A Altura na música é a qualidade que diferencia um som agudo de um som grave. A frequência é o número de vezes que uma onda sonora vibra em um segundo.
A intensidade sonora está associada àquilo que nós comumente chamamos de volume. A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar.
A altura, como medida, é a dimensão de um corpo considerado verticalmente. É semelhante à altitude, exceto no referencial. Enquanto a altitude usa como referencial o nível médio do mar, a altura vai desde a base de um corpo até a extremidade, mas é variável, embora normalmente o sujeito esteja sobre o solo.
ALTURA: É o parâmetro do som que nos permite distinguir sons graves (sons mais “grossos”) e sons agudos (sons mais “finos”).
A altura é a propriedade que permite diferenciar um som grave de um som agudo. O som emitido por um bumbo é grave, enquanto que o som de uma flauta é agudo. É possível que uma mesma fonte emita sons mais graves e mais agudos.
Se uma fonte sonora vibra com grande energia temos um som de grande intensidade, caso contrário, de pequena intensidade. Essa energia é transportada da fonte até nossos tímpanos, que por sua vez, vibram e nos proporcionam a sensação auditiva. Assim como podemos medir o comprimento de um fio, podemos medir a intensidade do som.
A intensidade do som é uma propriedade que está relacionada com a energia de vibração da fonte sonora. Se uma fonte sonora vibra com grande energia temos um som de grande intensidade, caso contrário, de pequena intensidade. Essa energia é transportada da fonte até nossos tímpanos, que por sua vez, vibram e nos proporcionam a sensação auditiva.
A intensidade do som pode ser calculada se fizermos a razão da potência de uma onda sonora, ou seja, a quantidade de energia que ela emite a cada segundo, com a área cuja reta normal (uma reta que faz 90º com a superfície) é definida pela direção de propagação do som.
Como diminuir o tamanho de um arquivo digitalizado?
Como ajustar o brilho da tela do monitor AOC?
Como se escreve por extenso o número 444?
Como reduzir o tamanho de um arquivo ZIP?
Como é que se escreve 34 em inglês?
Como diminuir o tamanho de uma imagem no iPhone?
O que é bom para diminuir o açúcar no sangue?
Como reduzir números no Excel?
Como saber se passou em um processo seletivo?
Como saber se a pessoa tem reumatismo?
Como se escreve tênis no singular e plural?
Como tomar eritromicina para acne?
Como se fala homem na Inglaterra?
Como é que se fala cílios em inglês?