11 dicas para prevenir a Infecção Cirúrgica
1. Infecção de sítio cirúrgico- é a infecção, que ocorre na incisão cirúrgica, ou em tecidos manipulados durante o procedimento cirúrgico, e, diagnosticada até 30 dias após a data do procedimento, podendo ser classificadas como incisional superficial, profunda ou de órgão/cavidade.
Com relação à prevenção de infecções cirúrgicas, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a ANVISA (2017) as recomendações básicas para prevenção infecção no pré-operatório são:antibioticoprofilaxia, tricotomia, controle glicêmico, controle da temperatura e preparo da pele.
A torneira deve ser fechada com o cotovelo ou por outro profissional, mas não com as mãos. Durante todo o processo, as mãos devem estar sempre acima do nível dos cotovelos. O processo todo deve durar rigorosamente cinco minutos para a primeira cirurgia e três minutos entre dois procedimentos cirúrgicos(1).
Os fatores de risco associados à infecção de sítio cirúrgico foram: tempo de internação pré-operatório maior que 24 horas; tempo de duração da cirurgia, em horas; potencial de contaminação da ferida operatória classificado em potencialmente contaminada, contaminada e infectada; e índice ASA classificado em ASA II, III ...
As infecções do sítio cirúrgico (ISC) são aquelas adquiridas no ato operatório às quais ocorrem, segundo o Ministério da Saúde, em até 30 dias após o ato cirúrgico, ou ainda, se for introduzida prótese, este prazo é de um ano.
Os procedimentos de assepsia importantes para evitar a contaminação dos tecidos durante as intervenções cirúrgicas. Esses procedimentos são compostos pelas manobras de esterilização, desinfecção e antissepsia.
Considerando as determinações da Lei nº 9431 de 6 de janeiro de 1997, que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção pelos hospitais do país, de Programa de Controle de Infecções Hospitalares.
recomenda-se o banho pré-operatório com solução de clorexidine degermante a 2% aplicando do pescoço para baixo, nos três dias que antecedem o procedimento. esta medida visa reduzir a colonização da pele e o risco de iSC. recomenda-se também o banho com CHg o mais próximo possível do procedimento cirúrgico.
A prevenção de infecção do sítio cirúrgico começa antes mesmo da realização da cirurgia. São medidas que devem ser realizadas por toda equipe de profissionais da saúde no pré-operatório com a manutenção, desinfecção e esterilização dos equipamentos a serem utilizados, bem como a limpeza adequada da sala cirúrgica.
Após 19 anos CDC lança novo Guia de Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico/ISC que deve ser inserido nos Programas de Controle de Infecção Hospitalar, Qualidade e Segurança do Paciente. Qual a importância deste guia? Você sabia que um estudo nos EUA mostra que aproximadamente 50% das ISC poderiam ser evitadas se adotadas estratégias de prevenção?
Esta é a primeira diretriz mundial sobre infecção de sítio cirúrgico, e como forma de ajudar na divulgação, trazemos uma tradução em português de cada item das diretrizes ( veja no final deste post ).
Recentemente, noticiamos no Portal IBSP o lançamento das Diretrizes Globais da OMS para prevenção de infecção de sítio cirúrgico. Confira os itens traduzidos para o português.
Quanto custa um Big Mac na Cidade do México?
Que Dia vai cair Dia 25 de dezembro?
Que dia o Shikamaru faz aniversário?
Como se escreve o guaraná ou a guaraná?
Qual a média de salário de uma supervisora da Boticário?
Quais são os pilares da qualidade de vida no trabalho?
O que significa fazer uma analogia?
Quanto tempo leva para agir no organismo a injeção de Voltaren?
O que a NR 32 relata sobre capacitação dos profissionais?
Quais cargos o Lula já ocupou?
Quanto tempo dura uma geração?
Quantas horas trabalhadas tem direito a vale refeição?
Como ir ao botão direito por atalho?
Qual é a natureza jurídica da reconvenção?
Qual a diferença entre cegueira e baixa visão?
Por que existe a inversão das palavras dentro das frases na língua inglesa?