11 dicas para prevenir a Infecção Cirúrgica
1. Infecção de sítio cirúrgico- é a infecção, que ocorre na incisão cirúrgica, ou em tecidos manipulados durante o procedimento cirúrgico, e, diagnosticada até 30 dias após a data do procedimento, podendo ser classificadas como incisional superficial, profunda ou de órgão/cavidade.
Com relação à prevenção de infecções cirúrgicas, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a ANVISA (2017) as recomendações básicas para prevenção infecção no pré-operatório são:antibioticoprofilaxia, tricotomia, controle glicêmico, controle da temperatura e preparo da pele.
A torneira deve ser fechada com o cotovelo ou por outro profissional, mas não com as mãos. Durante todo o processo, as mãos devem estar sempre acima do nível dos cotovelos. O processo todo deve durar rigorosamente cinco minutos para a primeira cirurgia e três minutos entre dois procedimentos cirúrgicos(1).
Os fatores de risco associados à infecção de sítio cirúrgico foram: tempo de internação pré-operatório maior que 24 horas; tempo de duração da cirurgia, em horas; potencial de contaminação da ferida operatória classificado em potencialmente contaminada, contaminada e infectada; e índice ASA classificado em ASA II, III ...
As infecções do sítio cirúrgico (ISC) são aquelas adquiridas no ato operatório às quais ocorrem, segundo o Ministério da Saúde, em até 30 dias após o ato cirúrgico, ou ainda, se for introduzida prótese, este prazo é de um ano.
Os procedimentos de assepsia importantes para evitar a contaminação dos tecidos durante as intervenções cirúrgicas. Esses procedimentos são compostos pelas manobras de esterilização, desinfecção e antissepsia.
Considerando as determinações da Lei nº 9431 de 6 de janeiro de 1997, que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção pelos hospitais do país, de Programa de Controle de Infecções Hospitalares.
recomenda-se o banho pré-operatório com solução de clorexidine degermante a 2% aplicando do pescoço para baixo, nos três dias que antecedem o procedimento. esta medida visa reduzir a colonização da pele e o risco de iSC. recomenda-se também o banho com CHg o mais próximo possível do procedimento cirúrgico.
A prevenção de infecção do sítio cirúrgico começa antes mesmo da realização da cirurgia. São medidas que devem ser realizadas por toda equipe de profissionais da saúde no pré-operatório com a manutenção, desinfecção e esterilização dos equipamentos a serem utilizados, bem como a limpeza adequada da sala cirúrgica.
Após 19 anos CDC lança novo Guia de Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico/ISC que deve ser inserido nos Programas de Controle de Infecção Hospitalar, Qualidade e Segurança do Paciente. Qual a importância deste guia? Você sabia que um estudo nos EUA mostra que aproximadamente 50% das ISC poderiam ser evitadas se adotadas estratégias de prevenção?
Esta é a primeira diretriz mundial sobre infecção de sítio cirúrgico, e como forma de ajudar na divulgação, trazemos uma tradução em português de cada item das diretrizes ( veja no final deste post ).
Recentemente, noticiamos no Portal IBSP o lançamento das Diretrizes Globais da OMS para prevenção de infecção de sítio cirúrgico. Confira os itens traduzidos para o português.
Como é o estilo de vida dos nômades?
Como são geradas as auroras boreal e austral )? *?
Como limpar corrente de prata que escureceu?
Qual Estado brasileiro da fronteira marítima está mais ao norte?
Como tirar manchas de refrigerante do sofá?
Como as bibliotecas são organizadas?
Como tirar manchas de batom no sofá?
Como são os alunos da Grifinória?
Em qual forma química O mercúrio é mais perigoso?
Como fazer para selecionar e organizar os conteúdos?
Quando ocorrem os conselhos de saúde?
Como as ações podem ser emitidas?
O que identifica os limites de Atterberg?
Qual assento escolher no avião LATAM?
Como iniciar a contação de história?