Como ocorre a prescrição intercorrente no processo de execução?

Pergunta de Eder Silva em 23-09-2022
(69 votos)


Como ocorre a prescrição intercorrente no processo de execução?

A prescrição intercorrente está inserida no lapso temporal que toma o processo executivo, em razão da inércia do exequente, tendo como consequência a extinção do feito. Após todo o curso do processo de execução, caso o credor não localize bens passíveis de penhora, cabe a suspensão do feito, com fulcro no art.

Como se dá a prescrição intercorrente?

A prescrição intercorrente ocorre após propositura da ação, com seu princípio após a citação na fase de execução. Esta, fica caracterizada, diante da inércia do autor que deveria prezar pelo regular andamento do processo. Assim a paralisação do processo deve se dar exclusivamente por culpa do autor.

Como ocorre a prescrição intercorrente no processo de execução fiscal?

Dentre elas, ficou definido que o prazo inicial para contagem da prescrição intercorrente se dará automaticamente na data da ciência da Fazenda Pública a respeito da não localização do devedor ou da inexistência de bens penhoráveis no endereço fornecido, havendo, sem prejuízo dessa contagem automática, o dever de o ...



O que interrompe a prescrição?

A interrupção da prescrição se dá com o despacho do juiz que ordena a citação, se o demandante promover no prazo e na forma da lei processual. E, sendo válida, retroage à data da propositura da ação (artigos 202, inciso I do Código Civil e 219, § 1º do CPC de 1973).

Por que a prescrição pode ser intercorrente?

A prescrição pode ser intercorrente, ou seja, após a citação, se o processo ficar paralisado, a prescrição interrompida inicia novo curso e com o mesmo prazo, referente a pretensão condenatória, a contar da data da paralisação. O Código Civil, no art. 172, I, dispõe que a prescrição se interrompe pela citação pessoal feita ao devedor, ...

Qual o pressuposto para o acolhimento da prescrição intercorrente?

A questão relativa aos pressupostos exigidos para o acolhimento da prescrição intercorrente sempre foi fonte de incertezas, implicativa de insegurança no meio jurídico, tanto para os advogados quanto para os aplicadores das normas legais que regem a matéria.



Qual o prazo de suspensão do processo de execução?

Vicente Greco Filho afirma que o prazo prescricional recomeça a correr da data de suspensão do processo de execução, e, desse modo, o prazo de suspensão seria o mesmo da prescrição. O autor salienta ainda que a circunstância vale especialmente nos casos de suspensão disciplinados pelo artigo 791, III, do Código de Processo Civil.

Qual o prazo de suspensão do curso de Execuções Fiscais?

No entanto, após os 6 (seis) meses iniciais, o prazo prescricional retomaria seu curso, possibilitando a consumação da prescrição intercorrente. Porém, o próprio autor considera o prazo de seis meses de suspensão insuficiente e em desacordo com o disposto no art. 40 da Lei de Execuções Fiscais.



Outras questões

Como consumir o caroço do abacate?

Quantas empresas têm no Brasil em 2020?

O que sai da Netflix em outubro 2021?

O que é corrente elétrica exemplo?

O que significa Omnibees?

Qual o livro mais lido da história?

Qual o melhor tratamento para corrigir a postura?

O que é uma gosma no olho?

Que tinta usar para artesanato em madeira?

Quanto mede uma pia de 1 20?

Como proceder para normalizar um aço?

Qual o único personagem de Dragon Ball que nunca morreu?

O que significa RM num treino de musculação?

O que a anemia pode causar no organismo?

Quais são as vantagens da certificação?

Quando ocorre a cassação?

Como informar plano de saúde do sócio na DIRF?

Que problemas podem ocorrer no trabalho em equipe?

Quais os casos de competência exclusiva da autoridade judiciária brasileira?

Quanto de carboidrato por dia é considerado Low Carb?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com