Geralmente conhecida como doença do sono, a Tripanossomíase Humana Africana é uma infecção parasitária transmitida por moscas tsé-tsé. Essas moscas podem ser encontradas em 36 países da África subsaariana, colocando em risco cerca de 60 milhões de pessoas.
A tripanossomíase africana é uma infecção causada por protozoários do gênero Trypanosoma brucei, transmitida pela picada da mosca tsé-tsé. Sintomas incluem lesões de pele características, febre intermitente, cefaleia, calafrios, edema transitório, linfadenopatia generalizada e meningoencefalite frequentemente fatal.
A doença de Chagas, também conhecida como tripanossomíase americana, é uma doença potencialmente fatal causada pelo parasita (protozoário) Trypanosoma cruzi.
A doença do sono africana é uma infecção causada pelos protozoários Trypanosoma brucei gambiense ou Trypanosoma brucei rhodesiense. Ela é transmitida pela picada de uma mosca tsé-tsé.
A doença do sono é mais comum na África Subsaariana, principalmente no interior. A mosca se alimenta de sangue, tendo o boi como seu principal hospedeiro. Ainda assim, ela também tem como “vítimas” humanos e animais selvagens e domésticos, que podem acabar sofrendo ataques.
Giardíase. A Giardíase é uma infecção do aparelho digestivo causada pelo parasita Giardia intestinalis. A sua transmissão é feita através do consumo de alimentos ou ingestão de água contaminadas por fezes contendo cistos do parasita, sendo uma doença infecciosa que pode ser transmitida entre pessoas.
Sintomas de Doença do sono
Tripanossomíases humanas
Tripanossomíases humanas
Por ser comum em locais remotos e com sistemas de saúde deficientes, estima-se que muitas pessoas infectadas morram antes mesmo de serem diagnosticadas. O tipo de tratamento para a doença do sono irá depender do estágio em que a doença se encontra, sendo que quanto mais cedo for iniciado o tratamento melhores as perspectivas de sucesso.
O diagnóstico da doença do sono é feito através da realização de exames de sangue para verificar a presença de proteínas específicas, chamadas imunoglobulinas IgM, e para identificar se existem anticorpos circulando na corrente sanguínea. Se a pessoa tem a doença do sono, o exame de sangue também pode ter outras alterações como anemia e monocitose.
Os esforços de prevenção, como o controle vetorial, são cruciais para manter a doença do sono sob controle. No entanto, os testes exaustivos demandam um grande investimento em recursos humanos e materiais. Em 2017, MSF ofereceu tratamento para a doença do sono a 90 pessoas. Esta página foi atualizada em janeiro de 2019.
Já para o segundo estágio da doença do sono, desde 2009, a OMS recomenda a combinação terapêutica de nifurtimox-eflornitina, ou NECT, que é mais seguro do que o melarsoprol, utilizado anteriormente. Medicamentos para Doença do sono Os medicamentos mais usados para o tratamento de algumas doenças do sono são:
Qual o caminhão truck mais vendido em 2020?
Quantos anos em média vive um fumante?
Quantos centímetros tem o Moto E6 Plus?
Quais são os três tipos da divisão celular?
Quanto tempo pulando corda para perder 500 calorias?
O que causa a corrosão dos metais?
Quando a polícia pode usar força letal?
Tem idade para tomar testosterona?
Qual apelido para o nome Levi?
Como é formado o Reino Plantae?
Como Imprimir PDF sem cortar as margens?
O que é Temperabilidade como pode ser determinada?
Quem toma azitromicina pode tomar Amoxicilina?
Como fica a certidão de casamento depois do divórcio?
Qual a diferença do própolis verde para o normal?
Quais os recursos renováveis e não renováveis?
Quando o ensino da Geografia foi institucionalizada no Brasil?