Assim, ela consiste no exagero proposital em uma afirmação. Daí o adjetivo “hiperbólico”, isto é, exagerado, excessivo. A hipérbole caracteriza-se pelo tom dramático da declaração, portanto é emotiva e enfática, e pelo seu caráter de distorção da realidade. O exagero é o que caracteriza a hipérbole.
O que é Hipérbole:Hipérbole é uma figura de linguagem, classificada como figura de pensamento, que consiste em exagerar uma ideia com finalidade expressiva. É um exagero intencional na expressão.Estou morrendo de sede. ( em vez de estou com muita sede)Chorou rios de lágrimas. ( ... Já lhe disse isso um milhão de vezes. (
Usos da hipérbole
Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!
Vale lembrar que em qualquer caso, o centro é o ponto médio entre os focos da hipérbole e também ponto médio dos vértices da hipérbole.
Eixo real: A hipérbole intercepta o segmento F1F2 nos pontos A1 e A2. O segmento A1A2 é chamado de eixo real. O comprimento do eixo real é 2a. Eixo imaginário: é o segmento de reta B1B2 perpendicular ao eixo real, com ponto médio no centro da hipérbole.
42 curiosidades que você vai gostar
Note que a equação reduzida da hipérbole será dada por: y²/a² - x²/b² = 1, pois o valor das abscissas dos dois focos é nulo e o eixo real está sobre o eixo y.
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
Exemplos de Frases com Metáfora
O personagem do livro tem coração de pedra. Em vez de dizer que o personagem do livro é insensível, podemos comparar o seu coração a uma pedra para expressar o quanto ele é duro. Essa comparação implícita dá mais ênfase e beleza à frase.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como enganar uma pessoa para uma festa surpresa?
O que é petróleo e qual a sua origem?
Qual o principal fator que gera capotamento a máquina?
Qual a semente mais fácil de plantar?
Quem tem problema no rins pode tomar refrigerante?
Porque só pode fazer Morfologica até 24 semanas?
O que a Bíblia fala sobre consagração?
Quais os direitos de quem paga contribuição sindical?
Qual é o valor normal da lipase?
O que é a vaporização da água?
Como deixar as mãos masculinas?
Tem e tem no sentido de existir?
Como funciona a caixa postal dos Correios?
Quanto custa uma prótese de silicone de 400ml?
Qual o traço para assentamento de tijolos?
Como calcular a velocidade com massa?