O dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento ligado entre L-PE e que tem impedância (Z) elevada a fim de evitar que o funcionamento do equipamento sofra alterações. Quando ocorre o surto de tensão, a impedância cai ao nível mínimo, o que permite a condução da corrente gerada.
O DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos) é um dispositivo muito importante e que só pode ser instalado através de um aterramento. O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.
O maior problema é em casos quando o dispositivo de proteção queima e o curto entre fase e terra é permanente, por esse motivo existe a necessidade de possuir instalado no circuito um dispositivo de desconexão.
Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.
Como um DPS funciona? Para proteger a rede elétrica e os demais equipamentos antes citados dos surtos, os dispositivos atuam com um desvio da descarga para o sistema de aterramento. O processo é rápido — ocorre em apenas uma fração de segundo — e, por isso, o disjuntor nem detecta a fuga da corrente.
Os dispositivos protetores de surto são necessários em qualquer instalação que tenha riscos de sofrer danos por sobretensão (raios diretos, indiretos e surtos por chaveamento). São utilizados em instalações industriais, comerciais e residenciais.
O princípio de funcionamento é o mesmo, como em qualquer outro surto elétrico, assim que o dispositivo de proteção constatar esse altíssimo pique de energia na rede ele desvia toda ela pelo sistema de aterramento.
Os surtos elétricos acontecem devido a vários fatores, como as descargas atmosféricas que atingem redes elétricas, partidas de grandes motores e outras anomalias que podem ocorrer nas instalações elétricas. Como funciona um DPS?
O surto pode ser um raio na rede elétrica, um pico de tensão provocado pela ligação de uma grande carga como motor, ou devido anomalias na rede elétrica. A resistência do DPS vai próxima de zero, oferecendo um caminho seguro para o aterramento. A outra parte do DPS é um mecanismo mecânico que avisa quando o varistor dentro do DPS está queimado.