Ouça em voz altaPausarPara diferenciar um pneu "riscado" de outro com boa procedência é preciso estar muito atento aos detalhes. “O pneu riscado não acompanha o desenho original. Existem umas linhas tortuosas, por mais bem que sejam feitas nunca é igual ao pneu que foi fundido em uma máquina”, mostra o engenheiro Celso Arruda.
Ouça em voz altaPausarA utilização do pneu recapado pode ser feita apenas por veículos cuja função é transportar carga, como caminhões. O seu processo de fabricação de assemelha ao do pneu recauchutado, porém, neste caso, somente a borracha da banda de rodagem é substituída, sem que haja alteração no ombro da carcaça.
Ouça em voz altaPausarOriginal, remold ou recauchutado Se um pneu original roda entre 50 a 60 mil quilômetros nas condições ideais, um pneu remold rodará entre 30 a 35 mil quilômetros e um recauchutado menos ainda. Isso acontece por causa do processo de fabricação desses pneus.
R$ 127,69
Ouça em voz altaPausarEntretanto, além das questões de segurança já apresentadas, quem for flagrado com um pneu frisado receberá multa no valor de R$ 127,69, além de 5 pontos na carteira e deverá substituir o pneu, de imediato, para seguir. Se isso não for feito, o carro é apreendido pela autoridade policial.
Ouça em voz altaPausarPneu frisado (também chamados de pneus riscados), vendidos por alguns borracheiros, costuma ser bem mais baratos do que pneus novos. Você desconfia, pede para dar uma olhada e os pneus aparentemente estão em bom estado, com os sulcos de boa profundidade na banda de rodagem.
Ouça em voz altaPausarSegundo ela, um pneu novo pode rodar, em média, 200 mil km – quando recapado, ele pode chegar até 500 mil km. “A economia de custo é enorme com a recapagem, pois se o cliente utilizar apenas o seu pneu novo, não recapando sua carcaça, ele está utilizando apenas 33% da vida útil do seu pneu”, alerta.
Ouça em voz altaPausarO CONTRAN determina que o uso de pneus remoldados, recapados, reformados e recauchutados seja restritos a veículos de passeio, comerciais leves e comerciais. O uso deste tipo de pneu em motocicletas e similares, além de automóveis agrícolas é proibido por lei.
Para ajudá-lo na escolha, falamos aqui sobre o pneu recauchutado, o recapado e o remold, algumas das alternativas mais conhecidas do mercado. A escolha dos pneus, combinada com as ações que você pode fazer para aumentar sua durabilidade, é determinante no que diz respeito à segurança de quem anda no veículo.
Talvez o mal-entendido seja por eu ter manifestado contrário ao pneu remoldado. Mas, qual é a diferença? No recauchutado se coloca uma nova camada de borracha sobre a antiga; no remoldado toda a borracha do pneu antigo é removida, fica só a carcaça aproveitada para se fabricar um novo pneu.
O pneu recebe esta certificação apenas se tiver passado por testes que atestam a sua qualidade, o que também é uma garantia com relação à segurança proporcionada pelo produto. Além disso, para que o pneu obtenha o Selo de Identificação de Conformidade, é necessário que sejam informados o número e os tipos de reformas pelas quais ele passou.
Qual palavra posso substituir por necessário?
O que acontece se cancelar o claro flex?
Como é o nome da colher de pedreiro?
Como sair de todos os grupos do Facebook de uma vez só?
O que quer dizer a palavra conquista?
Como chamar a atenção da mídia?
Como se preparar para a volta às aulas?
Como saber seu grau de ansiedade?
Quando uma pessoa se aproveita da outra?
O que fazer quando não tem nada pra fazer com a amiga?
Como fazer marketing em redes sociais?
Como salvar GIF do WhatsApp na galeria?
Como dar um bom beijo passo a passo?
Como salvar Bitmoji no WhatsApp?