Principais causas
O que fazer após uma parada cardiorrespiratória
Você sabe quais os principais sinais e sintomas que precedem uma PCR (Parada Cardiorrespiratória)? Segundo a pesquisa feita pela Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), a chance de sobrevivência após o evento varia de 2% a 49% dependendo do ritmo cardíaco inicial e do início precoce da reanimação.
Além disso, o risco de parada cardíaca também é maior em pessoas que fumam, que têm um estilo de vida sedentário, que têm pressão alta descontrolada ou que fazem uso de substâncias ilícitas. Veja como reduzir o seu risco de sofrer uma parada cardíaca.
Tríade: vítima inconsciente, ausência de respiração e ausência de pulso em grande artéria (o principal sinal da parada cardiopulmonar, sendo o mais específico – ausência de pulso carotídeo no adulto e braquial no bebê).
Se a pessoa não estiver respirando, deve-se iniciar a massagem cardíaca. A parada cardíaca também pode ser conhecida como parada cardiorrespiratória ou parada cardíaca súbita e acontece quando o coração deixa de bater. Nos casos em que a pessoa apresenta sintomas de parada cardíaca e depois desmaia é aconselhado: