O adjunto adverbial é um termo acessório com função de advérbio na oração, ajudando a indicar uma circunstância ou a intensificar o significado de um verbo, um adjetivo ou de outro advérbio.
Na tabela abaixo você encontra as principais características de um adjunto adverbial e de um adjunto adnominal. Tem impacto direto em substantivos (concretos ou abstratos). Tem a função de caracterizar, determinar, explicar, modificar ou restringir. Ocorre sob a forma de artigo, adjetivo, numeral, pronome ou locução adjetiva.
Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira. Dessa forma, os tipos de advérbio podem indicar lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação e negação.
Pronome. No entanto, independentemente de sua categoria gramatical, um adjunto adnominal sempre desempenha uma função adjetiva. Exemplo: Gosto de música clássica. No exemplo acima, a palavra “clássica” (adjetivo) tem função de adjunto adnominal pois caracteriza o substantivo “música”.
Advérbio Gramática O advérbio, assim como as outras classes gramaticais, possui uma função específica: a de indicar a circunstância em que se encontra o processo verbal.
Onde não posso portar arma de fogo?
Como esterilizar mamadeira sem ferver?
Como funciona um desidratador de alimentos?
O que é uma classe em programação?
Quanto tempo leva para secar a espuma expansiva?
Como fazer divisor de corrente?
Qual o nome do exame de zinco?
O que leva uma pessoa a reclamar de tudo?
Quais as vantagens de ser uma aeromoça?
Quem é o namorado do tsukishima?
Como é o sangramento de escape?
O que quer dizer Vênus em Virgem?
Como se escreve inexplicavelmente?
Quem recebeu menos de 28 mil pode declarar?