A maioria dos sistemas de alarme de incêndio conta com sensores de luz e fumaça, que tornam possível a identificação de fumaça e presença de fogo, logo no início. Em caso de elevação da temperatura, o aparelho também entra em ação, alertando as pessoas que estão no local.
O sistema de detecção e alarme de incêndio é extremamente importante para garantir a segurança e prevenção contra incêndios em diversos locais, principalmente em lugares com grande circulação de pessoas, pois, em muitos casos, o fogo pode se espalhar rapidamente exigindo evacuação imediata.
Os alarmes são ótimos componentes de segurança, já que são responsáveis por avisar e alertar as pessoas em riscos de acidentes, como incêndios. A central de alarme de combate a incêndio tem como função principal coletar informações sobre o estado dos detectores e, diante de alguma situação, avisar os sinalizadores.
O alarme de incêndio é o sistema responsável pela informação de todos os usuários envolvidos em uma determinada área da iminência da ocorrência de um incêndio ou no princípio do mesmo. Normalmente um sistema deste tipo é instalado nas instalações a proteger e não precisa de alterações no futuro.
Um sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI) deve ser projetado e implementado para identificar e também efetuar os comandos de alarme, sejam eles manuais ou automáticos, com o objetivo de combater o início do foco de incêndio.
O sistema de detecção de incêndio endereçável é composto por uma Central microprocessada, cujo software e hardware, permitem uma programação de funções ajustadas às necessidades projectadas para cada situação individual, praticamente detector a detector.
A Central de Deteção de Incêndios recebe os sinais dos detetores automáticos e manuais, e envia por sua vez os alarmes respectivos para os dispositivos de sinalização audiovisual como sirenes e luzes de emergência ou ainda para recetores remotos através de transmissores telefonicos, linhas dedicadas, etc.
Os sistemas de incêndio são vistos por muitas empresas e condomínios como apenas mais uma exigência legal a ser cumprida, mas isso não é verdade. Eles vão muito além disso e podem proporcionar uma série de benefícios. São diversos tipos de equipamentos, cada um com uma finalidade específica.
O que é e como funciona uma estrutura DMA?
Como é feito o processo de dessalinização?
Qual o procedimento de demissão?
O que é o processo de cristalização?
Como faço para receber a Revista da Eudora?
Quais são os plásticos biodegradáveis?
Como funciona o sistema de aterramento?
Como funciona um poço artesiano com compressor?
Como se dá o procedimento para iniciar e terminar o processo de arbitragem?
Como é feita a assinatura digital?
Como funciona o controle interno?
Como parcelar o imposto de renda em 60 vezes?
Como são chamadas as pregas cerebrais e suas fendas superficiais e profundas *?
Como são feitos os testes nos postos para a verificação da qualidade do etanol?
Qual é o principal representante da Teoria das Relações Humanas?