Para a frenagem correta, pise fundo no freio, com firmeza e rapidamente, mas não de uma só vez. Você vai sentir a força do freio pulsando sob seu pé, por isto, coloque pressão no pé esquerdo contra o apoio dos pés para estabilizar o corpo, não se assuste e nem solte.
Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros.
É aquela que você deve manter entre o seu veículo e o que vai à frente, de forma que você possa parar, mesmo numa emergência, sem colidir com a traseira do outro. É aquela que seu veículo percorre, desde o momento que você vê a situação de perigo, até o momento em que pisa no freio.
“Se o motorista não sabe, pode se assustar e tirar o pé do pedal; nesse caso, o carro não vai frear corretamente”. Em um veículo equipado com ABS, a engenheira explica que basta pisar no pedal com toda a força, independentemente de ocorrerem trepidações.
Mantenha a motocicleta totalmente na vertical e apontada em linha reta para “superar a crise” e libere o freio traseiro gradualmente para recuperar a tração. Por outro lado, se a roda dianteira travar, solte o freio imediatamente e acione-o novamente. Uma roda dianteira travada pode provocar uma queda rapidamente.
Ao se posicionar diante do volante, coloque um pé na embreagem e outro no freio, com a marcha ajustada no freio para evitar aquela típica “arrancada” para frente. Ao dar a partida, lembre-se da expressão “pé na embreagem”! Pise fundo, engate a primeira marcha e vá soltando devagar, até sentir o carro começar a tremer.
Esse bloqueio do motor de arranque, caso o carro esteja com o caminho engatado, é lei nos Estados Unidos. Mas, além do aspecto da segurança obrigar o motorista a pisar na embreagem ao dar no arranque, tem outra vantagem: desacoplar completamente o motor do câmbio, reduzindo o esforço da bateria e do motor de arranque.
Em frenagens simples (como a parada no sinaleiro), basta pisar suavemente no pedal e reduzir as marchas, no caso de veículos com câmbio manual. Se o veículo não possui sistema ABS, ao sentir que as rodas travaram o motorista deve aliviar a pressão feita no pedal por alguns instantes.
A distância de frenagem é aquela que o veículo percorre a partir do momento em que o motorista pisa no freio até sua parada total. A distância total percorrida pelo veículo desde o instante da observação da situação de perigo até sua parada é a soma das distâncias de reação e de frenagem.
Quando a luz do ABS permanece acesa, sinaliza que o sistema apresenta alguma falha e necessita de checagem ou precisa de manutenção. O painel sinaliza somente as condições do ABS (se está com ou sem falha). Fique tranquilo, lembre-se de que os freios convencionais de seu caminhão e de sua carreta continuam funcionando.
Como ocorre a cascata de coagulação?
O que é a atitude científica e como opera?
Qual o valor da bandeira verde na conta de luz?
Como funciona uma central de regulação?
Qual o tipo de raiz do mangue vermelho?
Como funciona a carta de crédito da Caixa?
Quais são as relações de trabalho no campo?
Como evitar de usar a bandeira vermelha na conta de luz?
Qual é a utilidade da cera de ouvido?
Como são as provas na faculdade de Direito?
Como são chamadas as bactérias que causam doenças?
Pode só centrifugar a roupa na máquina de lavar?
Como é uma cabeça de um homem?
Como funciona a central de vagas do SUS?
Para que servem os antibióticos e como devem ser usados?
Quanto tempo dura a campanha eleitoral?