Segundo as teorias científicas mais recentes, a aptidão para a linguagem é inata. A criança nasce com seu repertório linguístico “zerado” em termos de vocabulário, sintaxe e pronúncia, mas traz do berço módulos cerebrais que lhe permitem preencher esses vazios.
As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. ... "A partir do século XIX, os imigrantes europeus e asiáticos temperaram essa base portuguesa, surgindo o atual conjunto de sotaques", diz o professor Ataliba.
Essa diferença toda se deve ao sotaque, que está relacionado ao modo como pronunciamos as palavras e usamos as expressões. O som e o ritmo da conversa contam o trajeto de cada ser humano, e apontam que tem muuuuuuita história por trás da linguagem!
Pessoas que têm o hábito de falar rápido demais a língua materna tendem a ter um sotaque mais forte. Isso porque não costumam pronunciar todas as letras e levam isso para o outro idioma.
Sotaque, aqui, se refere à pronúncia imperfeita de um indivíduo, ao falar uma língua estrangeira, devido à transferência que ele faz de hábitos fonéticos da língua materna para a outra língua.
O sotaque do Rio Grande do Sul traz o R e o L bem acentuados. O jeito de falar é uma mistura do português com o espanhol — no século 17, a região recebeu padres jesuítas vindos da Espanha.
Significado de Sotaque substantivo masculino Pronúncia própria de cada indivíduo, região ou nação: sotaque mineiro. Pronúncia que alguém tem ao falar outro idioma, caracterizada pela influência de aspectos linguísticos da sua língua materna: falava inglês com sotaque. Comentário que repreende, censura; motejo.
Sotaque: variações linguísticas São variações históricas e regionais que ocorrem em nossa língua. Tais alterações ocorrem em um mesmo país, mesmo que ele conte com um único idioma oficial. Como a língua é viva, dinâmica, ela tem nuances de acordo com determinada região do país.
É importante destacar, ainda, que um falante pode ter mais de uma língua materna. É o que acontece com as pessoas nascidas em Mirando do Douro, em Portugal. Lá, os idiomas oficiais são o mirandês e o português. Assim, os seus habitantes aprendem a falar, desde o nascimento, essas duas línguas.
Existem regiões onde um sujeito pode ter mais de uma língua materna. É o caso, por exemplo, daqueles que nascem em Mirando do Douro, os quais aprendem a falar, desde a nascença, mirandês e português.
A língua materna pode ser visa como uma importante ferramenta de trabalhado para todo e qualquer profissional, afinal de contas é a partir dela que conseguimos nos comunicar uns com os outros, realizar vendas, fazer descrições das características de produtos e serviços, entre outros.
Para o estudo de idiomas, L1 é a língua materna do estudante, aquele idioma falado no seu país de origem. O conceito de L2, por sua vez, engloba todas as outras línguas aprendidas pelo estudante. Vale ressaltar, ainda, que não existe L3, L4 e assim por diante.