Para isso, os iluministas acreditavam na disseminação do conhecimento, como forma de enaltecer a razão em detrimento do pensamento religioso. Vale ressaltar que os iluministas não eram ateus, porém, eles acreditavam que o homem chegaria a Deus por meio da razão.
O Iluminismo surgiu como uma reação ao Absolutismo que dominava a Europa até então. ... Ao contrário do que pregava a religião, os intelectuais iluministas defendiam que o homem era o detentor do seu próprio destino e que a razão deveria ser utilizada para a compreensão da natureza humana.
O Iluminismo. Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.
Os iluministas queriam se libertar das trevas e da obscuridade proporcionadas pelos regimes absolutistas e pela influência da Igreja Católica. Muitos deles eram contra a religião instituída, mas não eram ateus, eles acreditavam que o homem chegaria a Deus por meio da razão.
* O que os iluministas CRITICAVAM
Lutavam também contra o poder da Igreja Católica. Na opinião deles, a Igreja pretendia controlar as ideias e as crenças das pessoas. Em outras palavras, as autoridades católicas não permitiam a liberdade de pensamento e de religião.
33 curiosidades que você vai gostar
Em suas obras, os pensadores iluministas argumentavam contra as determinações mercantilistas e religiosas. Também foram avessos ao absolutismo e aos privilégios dados à nobreza e ao clero. Estas ideias eram consideradas polêmicas, pois isso abalava os alicerces da estrutura política e social do Antigo Regime.
Questão 2. Como os pensadores iluministas pensavam a relação existente entre o Estado e a Igreja? Na visão de vários iluministas, a Igreja não deveria interferir nas questões políticas da época.
Não havia linhas de pensamento alternativas, pois o clero fazia questão de impor as suas doutrinas religiosas para todos os cidadãos. ... É, a partir desse cenário, contrariados pela restrição da liberdade religiosa, que os iluministas defenderam a livre escolha de crença pelos indivíduos, podendo até escolher não tê-la.
As instituições religiosas eram sistematicamente atacadas por esses pensadores. A intromissão da Igreja nos assuntos econômicos e políticos era um tipo de hábito nocivo ao desenvolvimento e ao progresso da sociedade. Até mesmo o pensamento dogmático religioso era colocado como uma barreira entre Deus e o homem.
O que é carbono primário secundário e terciário?
O que se entende por desinfecção?
O que é professor de apoio à inclusão?
Como fazer de conta que uma pessoa não existe?
Como conseguir uma licença médica por depressão?
Como interpretar exame de urina Sedimentoscopia?
Como funciona a internação voluntária?
Qual exame que detecta a falta de Serotonina?
Quanto tempo ficou André Luiz no umbral?
O que é estratégia organizacional representa?
Quais os tipos de redação que cai no vestibular?
Como melhorar a qualidade de uma imagem no Word?