Qual a principal diferença entre o ITCMD é ITBI?

Pergunta de Vicente Micael Costa em 03-10-2025
(42 votos)

25 de março de 2020 No Estado de São Paulo, o ITCMD tem a alíquota única fixada em 4% sobre o valor atribuído à base de cálculo. Já o ITBI é um imposto de competência municipal que incide sobre a Transmissão de Bens Imóveis realizada entre pessoas vivas.

Qual a diferença entre ITBI e ITCMD?

ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) e ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) são impostos pagos quando há transferência da titularidade de um imóvel.


Como se dá a distinção entre ITCMD é ITBI uma vez que são regulados conjuntamente pelo CTN?

O ITCMD é um tributo de competência dos Estados e do Distrito Federal, enquanto o ITBI é de competência dos Municípios e também do Distrito Federal (o DF, de acordo com o art. 147 da CF/88, pode estabelecer tributos dos Estados e dos Municípios).

Quem paga ITBI tem que pagar ITCMD?

O ITBI deve ser pago pelo adquirente dos bens ou direitos. No exemplo de compra e venda de um imóvel, quem deve pagar o imposto é o comprador. Já no caso de transmissão de bens imóveis por meio de doação o imposto devido é o ITCMD (imposto estadual), por não se tratar de ato oneroso.

Qual diferença entre ITCD e ITCMD?

Campo Grande (MS) – O ITCD ou ITCMD é o Imposto sobre transmissão “causa mortis” e doação de bens e direitos. É também conhecido como imposto de herança e de doação.

A DIFERENÇA ENTRE O ITCMD E O ITBI | DIREITO TRIBUTÁRIO


18 curiosidades que você vai gostar

Qual o valor do imposto do ITCD?

Alíquotas do ITCMD

Desde 1992, os senadores instituíram que o ITCMD deve ser de até 8% sobre o valor do bem ou direito. A legislação estadual pode definir valores fixos do imposto. Alguns governos, no entanto, estipulam alíquotas progressivas – ou seja, quanto maior o valor do bem, maior a taxa.

Quem tem que pagar o ITCMD?

No caso de transmissão "causa mortis" os contribuintes são os herdeiros e legatários. Na doação, os contribuintes são os donatários, quando residentes ou domiciliados no Estado de São Paulo; se os donatários não forem domiciliados neste Estado, será contribuinte o doador residente neste Estado.

Quem é isento da taxa de ITBI?

Uma das situações em que ocorre a isenção total de ITBI é quando o imóvel é comprado e transferido para o capital social de uma empresa ou, até mesmo, de uma pessoa jurídica. ... Mas, como um exemplo, pode-se dizer que em alguns lugares imóveis cujo valor seja inferior a R$ 180 mil estão isentos do imposto.

Como calcular o ITBI causa mortis?

O pagamento do ITBI (causa mortis) é feito através da GARE-DR (código 028-0): Para o cálculo do imposto para óbito anterior a 2000, o valor venal a ser utilizado é do valor venal do imóvel do ano corrente. 2. óbitos a partir de 2001 até 2004 são calculados pelo valor venal (da data do óbito).



Outras questões

Quais os recursos cabíveis no Juizado Especial da Fazenda Pública?

Pode levar comida na mala do avião?

O que são figuras musicais positivas?

Qual a diferença entre IPTV e HTV?

Quais os 5 tipos de mercado?

Qual é a diferença entre a BNCC e outras diretrizes curriculares?

Como se classifica a forma verbal ficou?

Qual a altura ideal do cavalete do violino?

Qual o valor do INSS esse mês?

Qual o valor da anuidade do cartão Carrefour?

Qual o piercing mais atraente?

Quais são os tipos de selantes?

Qual imposto incide no usufruto?

O que significa a palavra aylla?

Qual a loja maçônica mais antiga do Brasil?

Quantos quilos de costela para 100 pessoas?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com