O que é perdão judicial explique uma hipótese em que é admitido?

Pergunta de Kevin Filipe Brito em 30-05-2022
(25 votos)

Perdão judicial é o instituto por meio do qual o juiz, embora reconhecendo a prática do crime, deixa de aplicar a pena, desde que se apresentem determinadas circunstâncias excepcionais previstas em lei e que tornam inconvenientes ou desnecessárias a imposição de sanção penal ao réu.

O que é o perdão judicial?

O perdão judicial é a "faculdade concedida ao juiz de, comprovada a prática de uma infração penal, deixar de aplicar a pena imposta pela lei em face de justificadas circunstâncias excepcionais"(1).


Quais as hipóteses de perdão judicial?

Em regra, o Direito Penal brasileiro prevê o perdão judicial para crimes culposos - exemplos: homicídio culposo, lesão corporal culposa e receptação culposa. Entretanto, também é possível o perdão judicial em crimes dolosos – exemplos: art.

Quando o juiz concede o perdão judicial significa que?

O perdão judicial é uma renúncia do Estado à pretensão punitiva, manifestada através do Juiz. Nesse caso, a renúncia à aplicação da pena acarreta como consequência automática e inafastável, a extinção da punibilidade.

Quando é aplicado o perdão judicial?

O perdão judicial nos casos de homicídio culposo (121, §5º, CP) consiste em causa extintiva de punibilidade, sendo utilizado nas hipóteses em que “as conseqüências da infração atingem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária”.

? Perdão Judicial - Direito Penal


19 curiosidades que você vai gostar

Quem tem direito ao perdão da pena?

Normalmente, o benefício é destinado aos detentos que cumprem requisitos como ter bom comportamento, estar preso há um determinado tempo, ser paraplégico, tetraplégico, portador de cegueira completa, ser mãe de filhos menores de 14 anos e ter cumprido pelo menos dois quintos da pena em regime fechado ou semi-aberto.

Quais as hipóteses de cabimento do perdão do ofendido?

O perdão é cabível quando a ação penal já se iniciou com o recebimento da queixa e pressupõe também que não tenha ocorrido trânsito em julgado da sentença condenatória. Nota-se que é ato bilateral, ou seja, só gera a extinção da punibilidade se o perdão for aceito pelo autor da ofensa.

É cabível o perdão judicial em algum crime patrimonial?

Apesar de não termos os detalhes deste anteprojeto de lei, o perdão é causa de extinção de punibilidade, tendo cabimento tanto na ação privada (perdão do ofendido), como também na pública (perdão judicial).

Quais são as modalidades de perdão previstas no Código Penal Brasileiro?

Ter-se-á o perdão, se a graça for individual, e o indulto, se coletiva.” A graça deve ser solicitada pelo interessado, embora o Chefe do Executivo possa concedê-la espontaneamente. A iniciativa também pode ser do Ministério Público, do Conselho Penitenciário ou da Autoridade Administrativa.



Outras questões

Quando se estuda o absolutismo monárquico é frequente vermos a frase?

Quanto custa reconhecer cidadania italiana?

Que é descendente de japonês?

O que desencadeia a crise de labirintite?

Como saber se uma verruga é maligna?

Como descobrir se você tem desvio de septo?

Como salvar jogos de PS1 no pen drive?

Como é o nome de quem tem medo de barata?

Quantas vezes pode dar caxumba na pessoa?

Como saber se você é uma Fujoshi?

Como eliminar gases de bezerro?

Como tirar fotos para Stories?

Como tirar fotos incríveis com celular?

Como jogar detetive no WhatsApp?

Como tirar fotos metade na água e metade fora?

Como tirar gordura grudada em plástico?

Como recuperar panela de cerâmica?

Como tirar um molde de gesso?

Como tirar grude de controle remoto?

O que causa a hiperpigmentação Pós-inflamatória?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com