O magnetismo foi descoberto na Grécia antiga, numa cidade de nome Magnésia, em meados do século XIII. Os gregos tinham o costume de observar os fenômenos da natureza, ou seja, as coisas que nela aconteciam. Nessas observações perceberam que uma pedra tinha o poder de atrair o ferro.
O campo magnético da Terra foi descrito pelo médico inglês William Gilbert (15), com o uso da “terrella”, um ímã esférico sobre o qual era apoiada uma agulha.
No núcleo externo da Terra, acredita-se haver ferro e níquel em estado de fusão, a cerca de 3 mil km de profundidade. Esse fluido está em constante movimento, o que gera correntes elétricas e, por consequência, um campo magnético.
Por causa de seu núcleo feito de metal líquido, a Terra funciona como um enorme ímã com pólos positivo e negativo. ... A maior parte do campo magnético é gerada pela movimentação dos metais líquidos que compõem o centro do planeta.
Os primeiros fenômenos magnéticos foram observados na Grécia antiga, em uma cidade chamada Magnésia. ... Já a primeira aplicação prática do magnetismo foi encontrada pelos chineses: a bússola, que se baseia na interação do campo magnético de um imã (a agulha da bússola) com o campo magnético terrestre.
O fenômeno do magnetismo pode ser explicado através das forças dipolo. Por exemplo, os materiais possuem dois diferentes polos, quando entram em contato com outros materiais os polos iguais se repelem e os polos opostos se atraem. ... A força do imã é determinada por essa grandeza.
Campo Magnético é a concentração de magnetismo que é criado em torno de uma carga magnética num determinado espaço. É o ímã que cria o campo magnético, da ...
Além disso, a aplicação das teorias de Carl Friedrich Gauss às observações magnéticas mostrou que o campo magnético da Terra tinha uma origem interna, e não externa. No caso da Terra, o campo magnético é induzido e constantemente mantido pela convecção do ferro líquido no núcleo externo.
Variações do campo magnético. A intensidade do campo na superfície da Terra neste momento varia de menos de 30 microteslas (0,3 gauss), numa área que inclui a maioria da América do Sul e África Meridional, até superior a 60 microteslas (0,6 gauss) ao redor dos polos magnéticos no norte do Canadá e sul da Austrália, e em parte da ...
Linhas do Campo Magnético. As linhas do campo magnético são tangentes, ou seja, elas não podem ser cortadas. Além disso, elas são curvas porque tem origem por mais do que uma massa. Isso porque os ímãs são dipolos e os seus polos - norte e sul - não podem ser separados. Campo Magnético da Terra
Como desejar um feliz aniversário para um amigo especial?
Como devo pagar imposto de renda por meio de opções Binarias?
Como numerar página no Word a partir da 3 folha?
Como investir no ramo da beleza?
Como acabar com a fibrose na cesárea?
Como achar a primeira costela?
Como desejar parabéns para o irmão?
Como tratar o folículo piloso?
Quais os impostos que o MEI paga?
Como elogiar um lutador de Jiu-jitsu?
Que remédio é bom para Panaricio?
Como é a vida de um guerreiro?
Como tratar fratura no cóccix?