Como funciona um supressor de surto?

Pergunta de Nelson Rodrigues Borges em 27-05-2022
(65 votos)

O dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento ligado entre L-PE e que tem impedância (Z) elevada a fim de evitar que o funcionamento do equipamento sofra alterações. Quando ocorre o surto de tensão, a impedância cai ao nível mínimo, o que permite a condução da corrente gerada.

Como saber se o dispositivo de surto está funcionando?

Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.


O que acontece quando o DPS queima?

O maior problema é em casos quando o dispositivo de proteção queima e o curto entre fase e terra é permanente, por esse motivo existe a necessidade de possuir instalado no circuito um dispositivo de desconexão.

O que é um DPS e como funciona?

Dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensões transitórias na rede elétrica e desviar as correntes de surto. Estes distúrbios, são mais comuns do que muitos imaginam, ocorrendo diariamente em ambientes residenciais, comerciais e industriais.

Como é um DPS por dentro?

Por dentro do cartucho temos apenas um componente elétrico que é o varistor, a peça azul que ocupa praticamente todo o espaço dentro do DPS. ... O varistor é na verdade um VDR (voltage depended resistor), ou seja, o varistor é um resistor dependente da tensão elétrica.

Dispositivo de proteção contra surtos - O que é?


42 curiosidades que você vai gostar

Qual DPS usar em residência?

Em geral, são utilizados os seguintes valores:Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA.Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA.Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.

Qual diferença entre um DPS é um disjuntor?

Já o DPS ou dispositivo de proteção contra surtos, é destinado a proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão geralmente causados por descargas atmosféricas, traduzindo: Também tem a aparência de um disjuntor, e muita gente chama ele de para-raio.

Onde deve ser instalado o DPS?

Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.

Onde devo instalar o DPS?

O DPS deve ser instalado junto ao padrão de entrada da unidade consumidora (caixa de medição) acompanhado de um adequado aterramento com vistas a desviar eventuais defeitos transitórios á terra.



Outras questões

Onde mora Bryce Hall?

O que é necessário para fazer o concurso do Ibama?

Como interpretar o or?

O que se comemora no dia 18 de março?

Quais são os três tipos de permissões que o dono de um arquivo pode conceder no Linux?

O que são jogos recreativos?

Qual a contribuição do Behaviorismo para o processo de aprendizagem?

O que é considerado furto qualificado?

Qual a importância da análise de viabilidade para a construção do pms?

Qual o valor da educação na sociedade de hoje?

O que é citação em trabalho acadêmico?

Como deve ser a estrutura de um poema?

Como conseguir isenção de ITBI RJ?

Como saber se o cogumelo é venenoso ou não?

Qual a força gravitacional de Júpiter?

Quais são os tipos de agentes carcinogênicos?

Quem são os príncipes e princesas do Brasil?

Como ser revendedor da bapka?

Como se chama o profissional de iluminação?

Quem não pode comer cebola?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com