É um planeta gasoso, como Saturno, Urano e Netuno. Júpiter possui a maior velocidade de rotação entre os planetas do Sistema Solar. A força gravitacional em Júpiter é de 22,9 m/s², enquanto na Terra essa força é de 9,8 m/s².
Seria, não fosse por um probleminha básico: a gravidade de Júpiter é 2,5 vezes maior que a nossa. O suficiente para causar mais destruição ao nosso planeta que qualquer guerra nuclear. Com uma gravidade tão grande, nossos prédios e pontes não agüentariam muito tempo. Nossos corpos, então, agüentariam por muito menos.
O planeta com maior massa no sistema solar, Júpiter, tem 316 vezes a massa da Terra. Mas isso não significa que lá você pesará 316 vezes mais. Isso porque, como o raio de Júpiter é cerca de 11 vezes maior do que o da Terra, sua força gravitacional cai para 1/112 em sua superfície.
Por que Júpiter é perigoso
#5 - Campo magnético poderoso Júpiter é muito maior do que a Terra (tem cerca de 300 vezes mais massa do que nosso planeta). Ainda assim, dá uma volta em torno de si mesmo em apenas 10 horas, o que gera um campo magnético descomunal em sua volta (20 mil vezes mais forte que o da Terra!).
A ação da magnetosfera jupiteriana atrai e acelera partículas, produzindo cinturões de radiação em torno do planeta, semelhantes aos cinturões de Van Allen da Terra, mas milhares de vezes mais poderosos.
32 curiosidades que você vai gostar
O peso de uma pessoa de 70kg na lua equivale a 112 Newtons.
Cálculo IMC
IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa. O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.
Tudo depende da massa do planeta e da distância entre seu núcleo e a superfícieDepende da massa do planeta e da distância entre seu núcleo e a superfície. ... 1kg na Terra equivale nos outros planetas, a:Mercúrio – 0,37 kg.Vênus – 0,88 kg.Marte – 0,38 kg.Júpiter – 2,64 kg.Saturno – 1,15 kg.Urano – 1,17 kg.
No ano de 1610 Galileu Galilei aponta pela primeira vez um telescópio ao céu, quando tem a oportunidade de observar as quatro grandes luas de Júpiter, sendo elas Io, Europa, Ganimedes e Calisto.
Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.
Ele é classificado como um gigante gasoso, porque é composto basicamente por gases (hidrogênio e hélio). Isso significa que Saturno não tem uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um chão para se pisar: se fizéssemos isso, iríamos afundar, afundar e afundar.
Júpiter: 24,79 m/s² Saturno: 10,44 m/s² Urano: 8,87 m/s² Netuno: 11,15 m/s²
Por se tratar do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter exerce a maior atração gravitacional entre todos os planetas da nossa vizinhança.
A viagem da sonda, movida por energia solar, até Júpiter durou quase cinco anos. Segundo a Nasa, Juno deve desacelerar para uma velocidade de 542 metros por segundo no intuito de ser capturada pela órbita do planeta.
Caso a instituição de ensino escolhida siga o sistema de peso, é preciso somar o valor das 5 notas multiplicadas por cada peso correspondente. Em seguida, divida pela soma dos pesos e você terá a média simples da nota do Enem.
Em uma expedição à Lua, onde g = 1,6 m/s2, a massa desse astronauta será igual a: a) 70 kg e ele pesará 112 N.
O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele esti¬vesse na Lua. Na Terra, o mesmo astronauta tem quase 700 newtons de peso. Lembre-se que: Peso = Massa .
O peso da mesma pessoa na Lua será de 11,09 Kg.
Existe uma região magneticamente ativa em torno de Júpiter totalmente inóspita para a vida, então imagine para o nosso equipamento científico. Essa magnetosfera acelera partículas de alta energia que podem destruir a evidência química de vida que nossas sondas podem procurar.
Júpiter. Por se tratar do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter exerce a maior atração gravitacional entre todos os planetas da nossa vizinhança. Sua aceleração gravitacional é cerca de 24,79 m/s². Se o planeta tem centenas de vezes a massa da Terra, logo sua força de atração será bem maior do que a terrestre.
Saturno é considerado um dos planetas mais bonitos e populares do sistema solar. Apesar de todos os jovens planetas possuírem anéis, nenhum os possui como Saturno.
Como fazer duas atividades na mesma folha?
Para que serve bota ortopédica infantil?
Qual flor representa a enfermagem?
Como tirar o gosto forte do coentro?
Quanto um trader ganha por mês?
Como saber a ordem de um animal?
O que é sensor de luminosidade?
O que são homógrafas exemplos?
O que o feminismo mudou na sociedade?
Quantas cartas Paulo escreveu a Timóteo?
Qual a importância do trabalho de campo no ensino de história e Geografia?
Como funciona o pen modem da Vivo?
Quais povos mais antigos contribuíram para o surgimento do número?