Se foi decidido finalizar o processo, é importante ter em conta (John Grohol em Psycentral.com):
Idealmente, a psicoterapia deve ser encerrada por um acordo mútuo entre terapeuta e paciente. Em caso de não existir esse acordo, a opinião do paciente deve ser preponderante, por duas razões principais: Ele não deve ceder ao terapeuta (como a qualquer outra pessoa) o direito de tomar decisões sobre si mesmo.
Se você deseja encerrar a terapia, é apropriado avisar seu Psicólogo. Trazer o assunto pessoalmente funciona melhor porque os Psicólogos gostam de processar por que você acha que é um bom momento para parar. Mas se você quiser enviar um e-mail para eles em vez de falar pessoalmente, isso também funcionará.
Cada caso e cada paciente são diferentes, mas normalmente a desistência tem a ver com comportamentos e problemas comuns que levam a um rompimento. Veja alguns motivos: O paciente não acredita na ideia de terapia. Psicólogos rompem com pacientes que não acreditam que a terapia pode ajudar.
O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.
A primeira sessão é considerada uma entrevista, é o momento no qual busco informações sobre a demanda do paciente, sobre o que exatamente ele (a) quer dizer, então, abro espaço para que fale sobre sua necessidade, o que o levou a buscar a terapia.
Porém, ainda fica a dúvida: quando o psicólogo deve dar alta? Não existe um período pré-determinado para o paciente receber alta, pois isso varia de pessoa para pessoa. Cada paciente é único e, dessa forma, é praticamente impossível determinar quanto tempo o tratamento vai demorar.
O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.
"Em tese, sim. Mas todo paciente tem autonomia para interromper a terapia quando não estiver se sentindo confortável com as sessões, seja qual for o motivo", afirma Luiz Eduardo Berni, conselheiro do CRP-SP (Conselho Regional de Psicologia de São Paulo).
No geral, é indicado de 4 a 6 meses de terapia, mas como já mencionado, depende muito da situação. Normalmente, as sessões acontecem semanalmente ou quinzenalmente. O ideal é não espaçá-las muito para não perder o ritmo do tratamento. Uma simples avaliação psicológica pode durar cerca de cinco sessões.
Para que o terapeuta faça o trabalho árduo de analisar a sua personalidade e, a partir daí, sugerir exercícios para que você melhore em alguns aspectos, esse profissional vai precisar conhecer você muito bem.
Se tem uma coisa que eu descobri fazendo terapia foi que terapia deveria ser um serviço disponível para todas as pessoas do mundo, sem exceção.
Se de repente você não gostou do ou da terapeuta que conheceu, dê mais uma chance, vá a mais uma sessão e, se a falta de “química” persistir, procure outro profissional. O que realmente não é recomendado é que você passe meses fazendo terapia com alguém de quem nem gosta.
O “problema” para algumas pessoas é que às vezes a terapia precisa ser feita em uma frequência maior – uma vez por semana, por exemplo –, e aí pagar o preço de uma sessão particular pode não caber em seu orçamento.
Como funcionava o sistema de linha de montagem implementado na empresa de Ford?
Como ganhar internet de graça na Vivo?
Como ganhar 10K de seguidores em um dia no TikTok?
Como fazer um removedor de esmalte com esponja?
Como ganhar dinheiro rápido no GTA?
Como gerar guia de voz da TV Panasonic?
Como conseguir Fight Money 2020?
Como tirar o gosto de carne velha congelada?
Como ganhar 1000 Robux de graça?
Como tirar o gosto amargo da babosa do liquidificador?
Como emitir informe de rendimentos Nubank?
Como tirar o amargo da rúcula?
Como tirar o gosto do adoçante?
Como ganhar dinheiro infinito no FNaF 6?
Como tirar o gosto amargo da boca por causa de remédio?
Como desbloquear personagens Street Fighter 5 Champion Edition?