O primeiro deles é identificar se a madeira tem o selo Forest Stewardship Council (FSC). Caso ela não o possua, pode ser pedido ao vendedor o Documento de Origem Florestal (DOF) ou o Guia Florestal (GF). Este último, funciona como um registro geral da madeira.
O FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada no início da década de 90 com o intuito de contribuir para a promoção do manejo florestal responsável ao redor do mundo.
Para obter o selo é necessário todas as etapas da cadeia produtiva ser certificada e entrar em contato com empresas credenciadas para realizar a auditoria de sua floresta ou madeira. Confira aqui a lista de empresas certificadoras da FSC.
Quem compra madeira nativa precisa exigir o documento de origem florestal (DOF), atestado criado pelo ibama que permite rastrear a fonte do material. Só assim se tem a segurança de que a árvore foi cortada em reserva legalizada, com controle sobre cada unidade e o volume total tombado.
Quando o consumidor se depara com um móvel de madeira, anunciado e vendido sob um selo de certificação, provavelmente imagina que o item passa por um rigoroso controle na produção.
Madeira transformada: Transformação da madeira é toda tecnologia de alteração da estrutura fibrosa orientada do material, com a finalidade de corrigir suas características negativas, possibilitando o aproveitamento do material de qualidade inferior.
O FSC é hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes. ... FSC é uma sigla em inglês para a palavra Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português.
A certificação da madeira assegura que o produto teve origem em florestas manejadas adequadamente, atendendo a princípios ambientais, sociais e econômicos.
5 passos para a obtenção do selo FSC
Quem pode obter um selo de certificação florestal? Uma instituição que produza, extraia, industrialize ou comercialize matéria-prima ou produtos de origem florestal (proveniente de florestas nativas ou de plantações florestais), pode iniciar um processo de certificação.
Quais as vantagens da certificação da madeira e da floresta? No que diz respeito ao P10 – Plantações, a certificação pode proporcionar um leque de benefícios, pois irá reduzir as pressões e promover a restauração ou conservação das florestas naturais.
O processo de certificação se dá de forma voluntária, sendo assim, o produtor precisa garantir a manutenção da floresta, mão-de-obra envolvida e a atividade econômica que proporciona, seguindo os princípios e critérios estabelecidos pela certificadora. Isso faz com que o produto final seja diferenciado, atingindo um público mais exigente.
Quais os tipos de certificados? O FSC realiza dois tipos de certificação: a de manejo florestal propriamente dita, a qual todos os produtores podem obter o certificado.
Em suma, só uma entidade formadora certificada pode ministrar e certificar formação certificada de acordo com os referenciais de formação disponíveis no CNQ, e esta formação é exclusiva da própria entidade. As instalações devem estar devidamente certificadas e cumprir com os requisitos estabelecidos de acordo com as áreas que desenvolve.
Como reescrever um texto no Word?
O que faz um Técnico em Enfermagem urgência e emergência?
Quais atitudes O profissional do século XXI deve tomar para garantir sua segurança profissional?
Como se escreve existem ou existe?
Quem trabalha sentado vive menos?
Qual é o CID da Síndrome de Burnout?
Quais os malefícios do presunto?
Qual a forma decimal de 52 100?
O que é participação sucessiva?
É permitido criar galinhas na cidade?
Em que EP April e Jackson se divorciaram?
Qual foi a importância de Aleijadinho para o barroco brasileiro?
Qual o valor do saco de areia?
Qual a função da cinta do air bag?