Voltemos à locução "a distância". Há consenso entre os gramáticos de que devemos acentuar o "a" quando estiver especificada a distância. Por exemplo: Ele se manteve à distância de 100 metros. Aqui o acento é obrigatório.
Para eles, a regra é utilizar a crase na expressão apenas quando a distância é evidenciada, como nos exemplos: O shopping ficava à distância de 500 metros do escritório. Este apartamento é mais valorizado por se encontrar à distância de apenas 100 metros da estação de metrô.
Na expressão “a distância”, ora o “a” receberá sinal indicador de crase ora surgirá sem. Veja quais são as condições para o emprego ou o não emprego da crase: Se “distância” estiver especificada, a crase será empregada: Ela estava à distância de 100 metros do ponto de táxi.
Segundo uma visão clássica da gramática, com a palavra distância especificada, ocorre crase, visto haver a presença do artigo definido a, e com a palavra distância não especificada, não ocorre crase, visto não haver a presença do artigo definido a, sendo a vogal a apenas uma preposição.
A tendência de crescimento do ensino a distância (EaD) se confirma, a cada ano, na educação superior brasileira. Em 2019, 63,2% (10.395.600) das vagas ofertadas foram nessa modalidade, entre as 16.425.302 vagas disponíveis para o nível de ensino, no total.
A crase é a junção da preposição A com o artigo A, que precede substantivos femininos....Outras variações:
Se nos referimos a uma distância específica e determinada, devemos utilizar a crase. ex¹: O guarda estava à distância de 100 metros da cena do crime. ex²: A moça estava à distância de 1km da casa.
As formas à distância e a distância estão corretas. As expressões à distância e a distância estão corretas e existem na língua portuguesa. Devem, contudo, ser utilizadas de formas diferentes.
Uma pessoa se mantém à distância (de outra). Ocorre crase em diversas expressões adverbiais formadas com palavras femininas: à noite, à direita, à toa, às vezes, à deriva, às avessas, à parte, à luz, à vista,… encontrando-se estas já consagradas pelo uso. Ligo-te hoje à tarde ou à noite.
Assim, além de semântica e sintacticamente possível, acresce que «a distância» não é termo corrente mas, sim, especializado, pertencente à terminologia do ensino: interpreta-se como transmissão e difusão da informação e do conhecimento ou auto-aprendizagem mediante recursos apresentados em diferentes suportes de informação.
Quando a distância é especificada, a crase é obrigatória, afinal, o que se tem é a contração da preposição “a” com o artigo feminino “a”: O shopping ficava [a + a] à distância de 500 m do centro. A casa é valorizada por se encontrar [a + a] à distância de 100 m do metrô. Porém, quando a distância não é especificada, não se deve utilizar a case.
Como obter Código de Atendimento Mercado Pago?
Como conseguir distintivos na Twitch?
Como é feita a endoscopia pelo SUS?
Como gerar energia com baixo custo?
Qual a importância dos relacionamentos na terceira infância?
Como georreferenciar DWG no QGIS?
Quais são os meios de controle administrativo?
Como gerar nomes aleatórios em C?
Como contar prazos processuais novo CPC?
Como é um estágio em um escritório de advocacia?
Como funciona o freio motor VEB da Volvo?
Quanto tempo dura o glicogênio no corpo humano?
Como descongelar a placa da geladeira?
Onde é utilizado os derivados do petróleo Cite 5 Exemplos?
Como funciona a Milionária Federal?
O que significa transferência de fundo de comércio?
Qual a importância do esporte paralímpico?