É como se o mapa formasse um cilindro envolvendo o globo terrestre. Esse tipo de projeção conserva os ângulos de cada território e, por isso, é usado até hoje para a navegação marítima, por exemplo. No entanto, na hora de planificar a Terra, as áreas sofrem distorções – especialmente longe da linha do Equador.
A projeção, batizada de Double-Sided Gott, envolve a impressão do mapa como um círculo de dupla face na qual há a divisão de um globo em dois e a indicação separada dos hemisférios.
Authagraph é uma projeção cartográfica de área-igual inventada pelo arquiteto japonês Hajime Narukawa (鳴川肇), em 1999. Embora conceitualmente na categoria de uma projeção de igual-área, isso exigiria uma subdivisão para se qualificar como um mapa de igual-área.
O mapa-múndi ou mapa do mundo é uma representação cartográfica que mostra o globo terrestre de maneira integral. Ele reúne as partes emersas como os continentes, ilhas, países, estados e cidades (geralmente as capitais) e as grandes massas de água salgada: os oceanos e os mares do mundo.
Não é possível fazer um mapa mundi sem distorções. Como a Terra é um globo (na realidade tem o formato geoide, que é um globo com os polos achatados), é impossível reproduzir todo o território em um mapa plano sem que haja distorções.
RESPOSTA: Não. Apesar das várias maneiras de representar o espaço geográfico, não é possível representar o mundo como ele realmente é, haverá sempre distorções nas proporções representadas.
1. Velocity Outlast: Downtown Central.
Dito de outra forma: podemos murchar a Terra tridimensional e representá-la em duas dimensões. E, ao fazê-lo, a precisão dos mapas anteriores seria definitivamente superada. É claro que nenhuma mapa plano do nosso planeta pode ser perfeito.
Trata-se do Authagraph, criado por Hajime Narukawa, depois de 15 anos de trabalho. Seu principal mérito é que mantém as proporções entre as áreas de forma “substancial”, como explica a empresa do designer em seu site, evitando alguns dos problemas de mapas mais conhecidos.
O mapa foi criado em 1596 para ajudar marinheiros a navegar pelo mundo. Só que é muito distorcido. O Brasil é cinco vezes maior que o Alasca, mas o Alasca é maior que o Brasil no mapa.
O mapa do mundo com o qual você provavelmente está familiarizado é chamado de “Projeção de Mercator” (abaixo). Desenvolvida em 1569, ela distorce muito as áreas relativas das massas de terra. Cartógrafos ao longo dos séculos já criaram diversas formas de projetar a Terra em uma superfície plana – uma tarefa que apresenta uma série de desafios.
O quinto mapa é o Mapa do mundo terrestre, que também é conhecido como planisfério terrestre. Você já viu o Mapa mundial topográfico? Este é o seto mapa múndi que vamos compartilhar com vocês: O ultimo mapa que vamos compartilhar com vocês é o Mapa do mundo antigo
Seus mapas ganharam popularidade e foram usados como cartas náuticas, uma vez que permitiam traçar rotas como linhas retas, diferentemente de outras projeções mais precisas. As distâncias entre os meridianos e paralelos, no entanto, estão distorcidas.
O que o hormônio estrogênio causa?
Como saber se o escoamento é incompressível?
Quais os objetivos da Otan como a organização atuava?
Como fazer a argila não grudar?
Qual a diferença entre morfina e metadona?
Como colocar a bolinha de número ordinal no Word?
Qual a DeFi mais promissora para 2022?
O que significa pressão 9 por 6?
Quanto custa um elevador residencial para 2 andares?
Quais são os princípios dos esportes de combate?
Qual a importância da prevenção de acidentes e da segurança no ambiente de trabalho?
Qual a quantidade de refrigerante para 50 pessoas?