Plante uma ou duas sementes por vaso. Preencha os vasos com um pouco de solo tratado e plante uma semente em cada vaso, a uns 2,5 ou 5 cm de profundidade. Plantar uma semente por vaso é o recomendável, embora você possa colocar até duas.
O desenvolvimento do cultivo do Grão-de-bico é melhor em regiões que apresentem temperaturas ao redor de 9ºC a 11ºC, podendo ser ainda menores, mas sem geadas, especialmente durante o período de floração. Os solos mais indicados para o seu plantio são os argilosos ou os arenosos, que podem variar de textura.
Origem: o berço do grão-de-bico é a região da Turquia. Achados arqueológicos revelam que sua domesticação data de 6500 a.C. Família: ele é do clã das leguminosas, espécies que se desenvolvem em vagens. Lentilha, ervilha, feijão, soja e amendoim são seus parentes.
O grão-de-bico é uma das mais importantes leguminosas cultivadas no mundo, sendo considerada uma fonte de alimento de alto valor nutritivo, contendo de 25% a 29% de proteína logo após a trilhagem, que é o processo de descascamento do grão.
O cultivo de grão-de-bico tem ciclo anual, a planta é herbácea e bastante rústica, apresenta folhas verde-amareladas, flores brancas e pode chegar até 60 cm de altura. Exige pouca adubação e pouco aporte de água durante seu ciclo, mas, se adapta bem em períodos chuvosos, quando estes ocorrem no início do ciclo.
Na panela de pressão: Coloque os grãos na panela de pressão e acrescente água limpa, cobrindo os grãos até cerca de quatro dedos para cima. Adicione sal a gosto e um fio de azeite. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, a partir do momento em que a panela pegar pressão.
Dois tipos de grão-de-bico são produzidos no mundo, cada um deles com uso e mercado distintos. O tipo Cabul possui grãos graúdos, mais arredondados e de cor creme ou esbranquiçada. Esse é o tipo mais consumido no mundo e no Brasil.
Características: Planta herbácea, de pequeno porte com 20-60 cm de altura, pubescente, glandulosa, com mais tendência para alastrar do que para subir. A folha é verde clara ou verde acinzentada, com “pelos” que contem glândulas que segregam uma substancia viscosa no verão. A flor é solitária, branca, rosada ou púrpura.
Alguns estudos mostram que esse quadro pode aumentar até quatro vezes o risco de morte prematura, causar depressão, facilitar o aparecimento do mal de Alzheimer, déficit de atenção e hiperatividade.
Comece o processo ao menos 4 semanas antes da última geada esperada. Como as sementes de grão de bico são frágeis, o ideal é iniciar o plantio em um local fechado ao invés de plantá-las no terreno frio.
O cultivo de grão de bico possui um baixo custo de produção, principalmente, devido ao baixo risco para ataque de pragas e doenças, quando comparado a outras leguminosas. Todas essas vantagens, em relação a outras leguminosas como soja e feijão, têm atraído mais produtores a cultivarem o grão de bico.
Coma os grãos como feijões. A vagem alcança um tamanho de 2,5 a 5cm e cada uma contém entre 1 e 3 grãos. Colheita seca. A forma mais popular de colher o grão de bico é com os grãos secos. Para isso, você precisa retirar toda a planta quando as folhas murcharem e escurecerem.
A produção de grão de bico está difundida em diversos estados brasileiros, sendo os estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia, os maiores produtores nacionais. Extensivas pesquisas já mostram ser possível o seu cultivo sob sistema de irrigação ou até mesmo, em sequeiro.
Quem pede recebe quem bate Abrir-se vós a?
Quanto tempo demora para o músculo desinchar?
Quanto ganha um Repórter do Balanço Geral?
Quando não devo tomar corticoide?
Quantas temporada Riverdale tem?
Onde posso morar com passaporte italiano?
Quais são as principais características do voleibol sentado?
Quantos anos a Iris tem na novela?
Qual é o significado da marca Nike?
Quantas gotas de clonazepam para morrer?
Quem é melhor poliwrath ou Politoed?
Quais são as funções das hemácias leucócitos e plaquetas?
Qual é a principal atividade econômica do RS?