Na neurose obsessiva, o deslocamento é prevalente na formação do sintoma. Dessa forma, o encontro do sujeito com o sexo seria acompanhado de um excesso de gozo, que acarretaria culpa e auto-recriminação. ... O sujeito obsessivo é atormentando por essa auto-recriminação sobre fatos que aparentam ser fúteis e irrelevantes.
O mecanismo da neurose obsessiva está sob uma vigilância inconsciente para barrar o conteúdo recalcado à consciência. Esta barra é imperfeitamente realizada e pode fracassar a qualquer momento. Quando os atos obsessivos não são suficientes para sua defesa e proteção do conteúdo recalcado, surgem as proibições.
Segundo ele, os neuróticos obsessivos têm um superego excessivamente severo e rude; o ego, que é forçado a se submeter ao superego, apresenta fortes formações reativas como consciência, piedade e asseio.
São vários os fatores que podem ser apontados como sendo a causa das neuroses, entre eles destacam-se os fatores genéticos (predisposição do sujeito à nascença para desenvolver uma neurose); os relacionados com determinados períodos sensíveis da vida (por exemplo, a adolescência); e os fatores que englobam a interação ...
Uma vez que o afeto está livre desta representação, ele é transformado pela soma de excitação sexual em algo somático (no caso da conversão) ou esta soma de afeto permanece na esfera psíquica (de acordo com o mecanismo mais ligado à neurose obsessiva) – o afeto encontra um destino no corpo ou numa falsa idéia (falsa ...
31 curiosidades que você vai gostar
Assim, nesta neurose, o conflito entre as instâncias psíquicas tem uma par- cela especialmente grande na formação dos sintomas obsessivos. Além da formação reativa, a neuro- se obsessiva apresenta outros mecanismos de defesa. Nos sintomas obsessivos, encon- tram-se também o deslocamento, o isola- mento e a anulação.
Aproveitando que o ensaio anterior finaliza ressaltando o isolamento nesta neurose, o segundo ensaio, intitulado “Os Mecanismos de Defesa Presentes na Neurose Obsessiva”, destaca os principais mecanismos de defesa presentes nesta neurose, tais como a anulação, o deslocamento, a formação reativa e o isolamento.
Foi usado pela primeira vez em 1769, pelo médico escocês William Cullen. Ele acreditava que essas patologias estavam associadas à má gestão emocional. Todavia, em 1893, Sigmund Freud redefiniu o conceito para fazer referência à forma como as pessoas relacionam-se consigo mesmas e como reagem à vida.
Neurose é uma antiga nomenclatura para o que hoje abrange diversos transtornos. O termo foi criado por William Cullen, no século XVIII, e agrupava todas as doenças relacionadas aos nervos . Em outras palavras, às “desordens de sentidos e movimento” causadas por “efeitos gerais do sistema nervoso”.
Qual é a origem da palavra bruxa?
Qual a gramatura de papel para fazer flores?
Como separar as sílabas da palavra leitura?
O que é uma ilha de patogenicidade e qual sua função?
Como fazer o Best 9 no Instagram?
Como se separa a palavra cambaleia?
Como se separa a palavra comentários?
Como se prepara o mastruz com Leite?
Como se separa a sílaba hiena?
Como se separa a sílaba de azeitona?
Como fazer uma muda de groselha?
Como se faz a nota lá sustenido no teclado?
O que é preciso para se formar em Fonoaudiologia?
Como fazer flexão abdominal corretamente?