O cloro é produzido pela passagem de corrente elétrica através de uma solução de salmoura tratada (sal comum dissolvido em água). Este processo é chamado de eletrólise. Os outros produtos gerados são a soda cáustica (hidróxido de sódio ou NaOH) e o hidrogênio (H2).
O processo de produção do cloro/soda consiste na passagem de uma corrente elétrica em salmoura de cloreto de sódio, obtendo-se como resultado o cloro (Cl2), a soda (NaOH) e o hidrogênio (H2). O gás cloro é tóxico e foi usado nos combates da Primeira Guerra Mundial.
Indicado para o tratamento em estações e também em indústrias de alimentos e bebidas, o gás cloro possui elevado poder biocida e oxidante, o que o torna capaz de penetrar nas membranas celulares, remover biofilmes e inativar os micro-organismos.
Os principais sintomas do gás cloro são irritação na pele e nos olhos, complicações no sistema respiratório, dor de cabeça, inquietação e sensação de sufocamento.
À temperatura ambiente e pressão atmosférica, o cloro é um gás oxidante, não inflamável, altamente tóxico, corrosivo na presença de umidade, de cor amarela esverdeada e com odor desagradável e altamente irritante. O cloro gasoso é 2.5 vezes mais denso que o ar atmosférico e apesar de não ser inflamável, suporta chama.
31 curiosidades que você vai gostar
O gás cloro (Cl2) é tóxico e irritante, tal condição fez com que fosse utilizado como arma química durante a 1ª Guerra Mundial. Esse gás provoca irritação no trato respiratório e na pele, retenção de água nos pulmões, lacrimejamento e quando inalado em grandes quantidade pode levar até a morte.
Exposição humana e efeitos na saúde
O cloro reage com substâncias orgânicas, principalmente em meio aquoso onde pode formar ácidos tóxicos, exercendo efeito direto em tecidos do trato respiratório e causando irritação nos olhos, com lacrimejamento, tosse, dor de cabeça, falta de ar e sensibilidade à luz.
O cloro, especificamente, deve ser guardado em local arejado e protegido do sol, pois a mistura de produtos químicos envolvendo cloro e condições externas como umidade e temperatura, podem causar explosões.
Quais são os perigos da manipulação do cloro?Intoxicação. O gás cloro é tóxico e venenoso. ... Queimaduras. No estado líquido, o cloro tem grande potencial para gerar queimaduras quando entra em contato com a pele de um trabalhador. ... Danos ambientais. A sustentabilidade é um assunto em alta hoje em dia.
Como deve ser o perfil do profissional que trabalha no Pronto-socorro?
O que define a posse de um imóvel?
Como faço para colocar Bina no meu telefone?
Como recolher custas Bacenjud Tj-rj?
Como funciona o descongelamento do microondas?
Como funciona a relação jurídica da Seguridade Social?
O que é um cavalo de potência?
Qual o rendimento dos depósitos judiciais?
Quando começa o segundo semestre da faculdade 2020?
Qual o plural de gás de cozinha?
Como funciona o distrato de compra e venda?