A escápula ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção postero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como osso plano(chato) e tem uma parte translúcida.
A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso triangular, achatado, localizado na parte posterior do tronco, sobre a superfície posterior das costelas 2 a 7.
As causas destas alterações e doenças, nem sempre são conhecidas, mas podem estar relacionadas a postura incorreta, o excesso de força e peso nos braços, assim como, traumas e fratura.
A escápula é um osso plano recoberto por músculos, com a dupla função de estabilizar e permitir a mobilidade do ombro, movendo-se contra a parede torácica por um mecanismo de deslizamento entre diferentes planos musculares.
músculo serrátil anterior (borda lateral anterior)
22 curiosidades que você vai gostar
Principais Estabilizadores da Escápula
Já citamos anteriormente que os principais músculos relacionados a essa articulação são: trapézio (superior, médio e inferior), os romboides, elevador da escápula, serrátil anterior e peitoral menor.
Músculos que atuam na EscápulaTrapézio.Rombóide maior e menor.Levantador da escápula.Peitoral menor.Serrátil anterior.Subclávio.
Protração: movimentação da escápula (omoplata) para a frente, para longe da caixa torácica e coluna. Retração: este movimento puxa a escápula (omoplata) para trás em direção à caixa torácica. Elevação: movimento que permite que a cintura escapular se movimente superiormente como quanto encolhe os ombros.
Acrômio, processo coracóide, incisura da escápula e espinha da escápula.
É um dos dois ossos que compõem o ombro, e que estabelecem uma ligação entre os membros superiores com o tronco. A escápula, ou omoplata (terminação antiga e pouco usada) é o maior osso da cintura escapular e é facilmente sentido por cima da pele, tocando a região superior medial das costas.
Se você está sentindo dor intensa e prolongada na região da escápula, procure seu médico ortopedista imediatamente. Ele avaliará seu histórico médico e saúde geral e fará perguntas sobre seus sintomas. Além disso, examinará todo o ombro e a escápula, procurando lesões, fraqueza ou rigidez.
A dor na escapula é muito comum e vai desde dor aguda à ardência, podendo também se espalhar até o ombro e outras regiões. Dor entre as escápulas, também conhecida como dor interescapular, pode ter muitas causas.
Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.
O osso escápula é um osso grande, chato e com formato triangular. Localiza-se na porção postero-superior (costas) do tórax, ligado a clavícula formando a cintura escapular, que permite a união de cada membro superior ao tronco.
Articula-se proximalmente com o úmero e com a ulna e distalmente com os ossos do carpo e a ulna.
Acrômio é o nome dado para essa extremidade lateral da crista da escápula que se articula com a clavícula e dá fixação para uma parte dos músculos deltoide e trapézio.
O processo coracóide, assemelha-se a um bico de pássaro, origina-se na borda superior da cabeça da escápula, projetando-se para cima e para frente, passando abaixo da clavícula. É o maior osso do membro superior.
A cintura escapular é responsável pelo posicionamento das mãos, estabilidade dos braços, e ainda permite que os movimentos dos membros superiores sejam realizados de forma completa, funcional, e coordenada.
A escápula se movimenta sobre o tórax como conseqüência de ações nas articulações acromioclavicular e esternoclavicular. Isso resulta numa amplitude de movimento para a articulação escapulotorácica de aproximadamente 60º para 180º de abdução ou flexão (HAMILL & KNUTZEN, 2008).
Apresentam como ação o movimento de adução e flexão do braço. O músculo peitoral menor se origina nas costelas (2ª a 5ª) e se insere no processo coracóide (borda medial). Apresenta como ação os movimentos de depressão da escápula e protração da escápula (afastamento das bordas mediais).
Esses músculos se combinam, sendo sinergistas e agonistas em diversos movimentosElevação: Trapézio superior + elevador da escapula.Depressão: Trapézio inferior e serrátil anterior.Adução escapular: trapézio médio + romboides.Abdução escapular com anteriorização do ombro: peitoral menor + subclávio.
O músculo levantador da escápula é um pequeno e profundo músculo que se insere no ângulo superior e na porção superior da borda medial da escápula. Ele surge dos processos transversos das quatro vértebras cervicais superiores (C1-C4). Sua ação é a elevação da escápula, bem como a rotação superior da mesma.
Os músculos extensores do quadril são os isquiotibiais: Semitendinoso. Semimembranoso. Bíceps femoral.
Dentre os músculos estabilizadores, destacam-se manguito rotador, trapézio inferior e trapézio médio (4, 7-10). Como tratamento da dor no ombro, a fisioterapia é a conduta mais adequada para restabelecer o equilíbrio muscular e melhorar a funcionalidade do membro acometido.
Como surgiu a ideia do consumismo?
Em que ano foi criado o etanol?
Onde e quando surgiu a customização?
Como aconteceu a crise da razão?
Como saber se você é um Indigo?
Como a dança urbana chegou no Brasil?
Como saber quando o teste de gravidez da Positivo?
Qual é a sensação do bebê se mexendo?
Quando surgiu a criminalidade?
Como saber se é cárie ou sensibilidade?
Qual a diferença entre policarbonato e cristal?
Como saber se são gases ou bebê?
Quando surgiu a dança contemporânea e qual foi o objetivo?
Como saber se uma joia é de ouro branco?