Medidas de manejo do mofo-brancoRotação de culturas com espécies não hospedeiras do fungo;População de plantas adequada, lembrando que espaçamentos pequenos são mais favoráveis ao mofo-branco;Tratamento de sementes;Cultivo sobre a palhada de gramíneas;Eliminar plantas invasoras que são hospedeiras do fungo;
O mofo-branco, ou podridão-de-Sclerotinia, é um doença gerada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, normalmente atacando hastes e ramos, gerando amarelecimento, murcha, secamento de folhas, podendo inclusive levar à morte da planta.
O mofo branco consegue sobreviver através de estruturas denominadas escleródios, permanecendo por vários anos no solo.
Os primeiros sintomas são lesões encharcadas nas folhas ou qualquer outro tecido da parte aérea da planta. Nos tecidos infectados aparece uma eflorescência branca que lembra algodão, constituindo os sinais característicos da doença (Micélio).
Ao toque, o mofo dá uma sensação de algodão, couro, veludo ou papel de lixa e possui um odor azedo ou de terra. Além disso, procure por sinais visíveis de dano por água, como manchas ou pequenas bolhinhas, que podem indicar que ele está crescendo dentro da cavidade da parede.
35 curiosidades que você vai gostar
Na soja, os sintomas da doença do mofo-branco são bastante característicos. Inicialmente, ocorrem lesões encharcadas nas partes aéreas, com o fungo podendo atacar qualquer parte da planta, sendo mais frequente nas inflorescências, pecíolos e ramos.
O mofo-branco é uma doença causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, conhecido mundialmente por ser muito agressivo, cosmopolita, inespecífico e com um grande número de hospedeiros, podendo causar danos significativos em culturas de importância econômica como alface, algodão, batata, canola, ervilha, feijão, ...
Tipos de doenças causadas pelo mofo
Entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias.
O bolor é o estágio inicial da ação dos fungos. É facilmente identificado por apresentar uma textura em alto relevo na cor cinza e sua remoção é simples e fácil. Já o mofo é um estágio mais avançado, no qual apresenta uma coloração mais escura, maior dificuldade para ser removido e chances de maiores danos à estrutura.
Para essa dica, coloque um pouco de vinagre em um pano limpo e esfregue até que o bolor saia da roupa, caso a peça esteja muito mofada o ideal é deixar ela de molho em um balde com água e vinagre por até 20 minutos e depois lavá-la normalmente.
O bolor é outro tipo de fungo que pode crescer nas paredes. Caracterizado por manchas que podem se espalhar facilmente caso não tratadas. Para saber se o que está em sua parede é realmente bolor, aplique alvejante nas manchas utilizando um pedaço de pano. Se a mancha clarear após alguns minutos, você encontrou bolor.
Como podem pertencer a inúmeras espécies de fungos de diferentes cores, os mofos também podem ter cores variadas. Além disso, durante o tempo em que ficam no alimento, os esporos às vezes mudam de cor. “Podem ficar amarelos, verdes, pretos e até mesmo incolores quando amadurecem”, conta Cristina.
O mofo negro é toxigênico, ou seja, libera as chamadas micotoxinas que podem ser extremamente prejudiciais para os ocupantes da edificação. Evidentemente, algumas pessoas são mais sensíveis aos esporos dos fungos do que outras, e podem desenvolver sintomas respiratórios após a inalação de um pequeno número de esporos.
– Casa com mofo, rachadura e bolor é sinal de morto em casa. – Fogão na frente da geladeira não pode. Não tenha oscilação constante de temperatura. – Não tenha colchão de pessoa que já desencarnou em casa.
De acordo com o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, o fungo, por si só, não causa mal. "Mas alguns tipos produzem micotoxinas (substâncias tóxicas) que causam desde intoxicações alimentares até câncer do sistema hepático", explica.
O Oídio causado pelo fungo Sphaerotheca fuliginea é uma doença cosmopolita, muito comum em cucurbitáceas cultivadas. Essa doença causa sérias perdas em regiões secas e quentes devido à redução na área funcional das folhas, causando assim perda de rendimento, raramente levando o hospedeiro à morte.
A adoção do tratamento de sementes com fungicidas específicos tem sido, atualmente, a ferramenta mais eficiente no sentido de evitar a introdução deste patógeno em novas áreas. Além do uso de sementes certificadas, o manejo do mofo-branco pode se dar através da adoção de várias medidas de controle.
– Crestamento foliar e mancha púrpura da semente (Cercospora spp.) Sintomas: todas as partes da planta são atacadas. Nas folhas aparecem pontuações escuras, castanho avermelhadas, com bordas difusas que se tornam grandes manchas escuras, resultando em um severo crestamento e desfolha prematura.
Dentre as alternativas de manejo para Mofo Branco em soja encontrava-se, o controle cultural, pelo uso da palhada de Braquiária, que poderia inibir a formação de apotécios a partir dos escleródios presentes no solo (Costa & Costa, 1999). Também, a utilização de controle biológico através da aplicação T.
Umidade é a qualidade ou estado daquilo que está impregnado de vapor d água ou levemente molhado; quando chove e há acúmulo de água sob as telhas, pode-se dizer que há umidade no forro da casa. Bolor, por sua vez, é o nome de um acúmulo de fungos. Na maior parte das vezes ele é causado pela umidade.
Este fungo causa podridão de sementes e a morte de plântulas. Sobrevive no solo ou no interior das sementes. A redução da população de plantas por unidade de área é a principal consequência da ação desses patógenos.
Como tirar a umidade da parede?Use cloro ou água sanitária. Os produtos mais indicados para acabar com vestígios de bolor e mofo é o cloro e a água sanitária. ... Faça uma raspagem. Para manter o local livre do mofo, lixe e raspe toda a região da parede afetada, retirando a tinta. ... Aplique impermeabilizantes.
? Como tirar mofo de roupa colorida com água sanitária e açúcarColoque 1 litro de água sanitária em um recipiente;Adicione 1 xícara de açúcar;Deixe a roupa de molho até o bolor desaparecer;Lave a peça normalmente.
Uma receita simples é misturar água com água sanitária ou vinagre branco, na proporção de um para um. Basta passar a solução com um pano por todo o interior do armário, até nas gavetas. Se estiver com mofo, o procedimento deve ser feito uma vez por semana.
Coloque o vinagre em um recipiente maior e misture o bicarbonato. Essa mistura pode ser colocada em um borrifador para ficar mais fácil de ser aplicada. Borrife diretamente na parede, deixa por um período de 10 a 15 minutos e limpe com pano seco, que o bolor vai desaparecer.
Como melhorar os resultados em vendas?
Como remover espuma expansiva seca do piso?
O que é um arranjo fotovoltaico?
Qual remédio para pássaro que come pena?
Qual é a melhor contabilidade online?
Qual o valor do Bolsa Família para quem tem 1 filho 2022?
Qual foi o motivo da invenção do celular?
O que economiza mais combustível andar rápido ou devagar?
Qual é o youtuber mais famoso do Brasil?
Como ler um resultado de exame de sífilis?
Como essas doenças são transmitidas vírus e bactérias?
Qual a cor da gasolina Shell V-power?
Quais os tipos de cultura no Brasil?
Quais os 3 tipos de limpeza hospitalar?
É um exemplo de falso cognato?
Quais são os critérios de reconhecimento de um elemento das demonstrações contábeis?