Brás Cubas
Brás Cubas: o primeiro viticultor do Brasil.
Os vinhedos de São Paulo foram completamente abandonados devido à descoberta de ouro nas Minas Gerais. Comercialmente falando, a produção de vinho para ser vendido com uma marca só tem início a partir de 1875 com a chegada dos imigrantes do Vêneto (Itália) na Serra Gaúcha.
O crescimento da produção local passou a suprir o consumo da colônia. Consequentemente, não era mais necessário importar a bebida de Portugal, o que levou a corte portuguesa a proibir a produção do vinho brasileiro.
No Brasil, o cultivo de uvas começou por volta do ano de 1935, trazida pelos portugueses. A produção e consumo foi intensificada com a chegada dos imigrantes italianos.
Schloss Johannisberg
Na ainda recente história do vinho brasileiro, são apenas duas as vinícolas centenárias no país. É um contraste com a Europa, que tem na alemã Schloss Johannisberg, a vinícola mais antiga em funcionamento, fundada em 816, e abriga nomes centenários entre os grandes vinhos da atualidade.
Cauim Aqueles nativos estavam acostumados a degustar o Cauim, um fermentado obtido da mandioca. Sendo assim, o Cauim é o primeiro vinho dessa nova terra. Em 1531, a coroa portuguesa envia Martim Afonso de Souza para dar início ao domínio efetivo da "Nova Terra".
O maior produtor de uvas do Brasil é o estado do Rio Grande do Sul. Nesse estado a principal região produtora é a Serra Gaúcha onde a viticultura é desenvolvida em pequenas propriedades, que possuem 15 ha de área, em média,l, sendo destes 40% a 60% de área útil e cerca de 2,5 ha de vinhedos.
vinifera L. foram trazidas pelos imigrantes alemães. A vitivinicultura gaúcha teve um grande impulso a partir de 1875 com a chegada dos imigrantes italianos, que trouxeram consigo castas européias, sobretudo da região do Veneto e a cultura e tradição de produção e consumo de vinhos.
As primeiras videiras do Brasil foram trazidas pela expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza, em 1532.
Atualmente, os maiores produtores da fruta no Brasil são: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia.
A história do vinho no Brasil inicia-se com o descobrimento, em 1500, pelo navegador português Pedro Álvares Cabral. Relatos [2] [3] indicam que as treze caravelas que partiram de Portugal carregavam pelo menos 65 mil litros de vinho, para consumo dos marinheiros.
Os cristãos, embasados no Antigo Testamento, acreditam que foi Noé quem plantou um vinhedo e com ele produziu o primeiro vinho do mundo ("E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha." Gênesis, capítulo 9, versículo 20). Já os gregos consideraram a bebida uma dádiva dos deuses.
O povo brasileiro, alegre por natureza, ainda não descobriu o quanto a sua felicidade seria mais completa se consumisse mais vinho. Tratado até recentemente como bebida de uma "elite esnobe", o vinho hoje já é encarado como uma bebida normal e o consumidor neófito vem descobrindo que sempre existe um vinho para o seu gosto e que cabe em seu bolso.
Não muito longe, o Egito, como centro das Civilizações do Vale do Nilo e um dos mais importantes polos econômicos e culturais da época, teve um papel fundamental na expansão do vinho pelo mundo Antigo. Hieróglifos da era pré-dinástica dos faraós mostram como a bebida era preparada na época:
Como descobrir que a piscina está furada?
Por que uma pessoa é ciumenta?
Quando a coelha está perto de parto?
Quando ajustamos os coeficientes numéricos da reação química ocorre o que chamamos de?
Como saber se tenho a córnea fina?
Como referenciar mais de um autor ABNT?
Como saber se a pedra de jade e verdadeira?
Como referenciar artigo publicado em congresso?
Como reexibir várias colunas ocultas no Excel?
Como colocar um roteador no modem da Oi?
Quando o celular queima a placa tem conserto?
Como identificar a porta de um serviço?
O que fazer quando a constatação foi negada?
Quem tem pressão alta e baixa ao mesmo tempo?
Como resolver potências com bases diferentes?
Como saber se minha placa de rede e onboard ou offboard?