Nesse caso, não é possível nem isolar a incógnita - pois x é o expoente -, nem utilizar uma fórmula resolutiva. A ideia aqui é: o 3 deve ser elevado a qual expoente para resultar em 81? Equações que apresentam a incógnita no expoente são chamadas de equações exponenciais.
Para resolver equações exponenciais, é preciso obter potências de mesma base. Para isso, é necessário relembrar algumas propriedades da potenciação, as quais nos ajudarão nas resoluções. Acompanhe: Multiplicação de potências de mesma base: repete-se a base e somam-se os expoentes.
Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente. Quando uma potência tem expoente 2 ou 3 costuma ser lida de forma especial.
Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.
A solução ou raiz de uma equação é o conjunto de todos os valores que, quando atribuídos à incógnita, tornam a igualdade verdadeira. Considere a equação com uma incógnita 5x – 9 = 16, verifique que x = 5 é solução ou raiz da equação.
O que é sistema Kanban é como funciona?
O que é parcela de evolução de obra?
Como receber reembolso da Shopee por boleto?
Como funciona o pagamento de um imóvel na planta?
Como é a prova do vestibular da Universo?
Qual a função do zoneamento urbano?
Como é o funcionamento de uma câmara fria?
Qual é o significado etimológico do termo simbiose?
Qual a forma correta de escrever cinto?
Como escrever a palavra Esforçar-se?
Qual é o certo haver ou houver?