Nesse caso, não é possível nem isolar a incógnita - pois x é o expoente -, nem utilizar uma fórmula resolutiva. A ideia aqui é: o 3 deve ser elevado a qual expoente para resultar em 81? Equações que apresentam a incógnita no expoente são chamadas de equações exponenciais.
Para resolver equações exponenciais, é preciso obter potências de mesma base. Para isso, é necessário relembrar algumas propriedades da potenciação, as quais nos ajudarão nas resoluções. Acompanhe: Multiplicação de potências de mesma base: repete-se a base e somam-se os expoentes.
Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente. Quando uma potência tem expoente 2 ou 3 costuma ser lida de forma especial.
Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.
A solução ou raiz de uma equação é o conjunto de todos os valores que, quando atribuídos à incógnita, tornam a igualdade verdadeira. Considere a equação com uma incógnita 5x – 9 = 16, verifique que x = 5 é solução ou raiz da equação.
Quem inventou a internet e como ela surgiu?
Como usar o líquido que sai da composteira?
Como se preparar para as atividades físicas?
Quando se faz a limpeza terminal?
Qual é uma pirâmide de base pentagonal?
Quais as vidrarias e equipamentos necessários para se preparar uma solução?
Como escrever em inglês ouvir música?
Como usar flúor nos dentes em casa?
Como usar um pêndulo de madeira?
Como usar protetor de ouvido Nexcare?