Uma pobre família de lenhadores tinha sete filhos, e o caçula era tão pequenino que o chamavam Pequeno Polegar. Mas, apesar do tamanho, era um menino muito esperto e inteligente.
Procure na web ou em livros, o conto O Pequeno Polegar (na íntegra), de Charles Perrault. Observe que, logo no início da história, o autor descreve a situação em que se encontrava a família: Era uma vez um lenhador e uma lenhadora que tinham sete filhos, todos meninos (...) ... (PERRAULT, 2009, p.
Elenco
Quando ficou satisfeito, quis sair, mas tinha engordado tanto que não conseguiu voltar pelo mesmo caminho. Era justamente com isso que Polegar contava; e desandou a fazer um barulhão na barriga do lobo, batendo os pés e vociferando o mais que podia.
Como conseguimos perceber que um conflito começou a acontecer na história o pequeno polegar? Quando ele resolve ir descobrir o mundo. Para bem interpretarmos um texto devemos nos ater ao que o escritor escreveu, quais foram suas linhas e entrelinhas, ler devagar e ter um bom dicionário por perto também fazem parte.
Desta vez, no cenário árido da caatinga do Piauí, onde o Pequeno Polegar se aventura entre zambelês, tatus-bola, tamanduás, cabras e macacos-prego, e descobre os desenhos pré-históricos numa caverna da Serra da Capivara.
Pela manhã, o casal chamou os filhos e foram todos para a floresta. Enquanto as crianças estavam ocupadas em apanhar bastante lenha, os pais foram se afastando, afastando, até ficarem bem longe. Quando os sete irmãos perceberam que estavam sozinhos, os seis maiores começaram a chorar. Mas Polegar não desanimou.
Um conto é uma narrativa que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e um enredo.
O caçula era magro e fraco, mas também esperto e inteligente. Ele recebeu o apelido de Polegar por ser muito pequeno ao nascer. Naquele ano difícil, estava tudo escasso e já não havia mais o que comer. Os pais estavam desesperados com tanta miséria e com tan- tos filhos para alimentar.
A história do Pequeno Polegar foi inspiração para começar uma grande escola, com pessoas do bem, cheia de sonhos e desafios a vencer. Atualmente, a história incorpora-se em nosso trabalho. É como se estivéssemos dentro de botas mágicas de um gigante, tão grande quanto o da fábula, de força muito maior.
Como habilitar o Conta-gotas no PowerPoint?
Qual a melhor tinta para pintar armário de madeira?
Como escolher as cores para pintar um desenho?
Como desenhar um olho de mangá passo a passo?
Como aplicar o primer em portão?
O que passar no teto de gesso antes de pintar?
Pode pintar o tênis com spray?
Qual a tinta usada para pintar telhado?
Como incentivar o aluno a desenvolver a oralidade?
Como funciona o aviso prévio no eSocial?
Como usar controle de PS3 no PC w10?
Quando um corte tem que dar ponto?