Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão. É um dos expoentes da chamada Escola de Frankfurt, juntamente com Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas, entre outros.
Para Adorno, o ensino deve ser uma arma de resistência à indústria cultural na medida em que contribui para a formação da consciência crítica e permite que o indivíduo desvende as contradições da coletividade.
Portanto, o papel da educação, segundo Adorno, é de superar a barbárie e construir a emancipação. A presença da barbárie ou a possibilidade de seu retorno faz parte do contexto sociocultural de Adorno.
Resumo: Para Adorno, a educação tem por objetivo principal a emancipação humana. Emancipar, como veremos, significa criar condições para que cada um possa viver livremente, e assim ser capaz de desenvolver todas as suas potencialidades.
A educação autoritária não consegue evitar as possibilidades destrutivas que o homem traz consigo; por isso, Adorno propõe uma educação “emancipatória”. Esse modelo educacional evita a repressão, se distancia da reprodução tecnicista e focaliza o aspecto produtivo da vida humana.
33 curiosidades que você vai gostar
A Teoria Crítica de Theodor Adorno
Trata-se de uma expressão que designa pelo menos três sentidos diferentes: um campo teórico, um grupo específico de intelectuais do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt filiados a esse campo teórico e a Escola de Frankfurt.
A expressão Teoria Crítica é muito ampla em sua acepção: nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.
A teoria crítica da educação, conforme os pressupostos teórico-metodológicos da te- oria social crítica, constitui-se como uma contribuição muito significativa para as análises sobre o processo de formação social que podemos estabelecer na atualidade.
Educação: A educação deve ser simultaneamente, autonomia, racionalidade e possibilidade de ir além da mera adaptação, chegando à emancipação; é apontada uma crítica à indústria cultural, vista como a responsável por prejudicar a capacidade humana de agir com autonomia, o tema foi tratado pela primeira vez em 1947 no ...
Como calcular o peso de uma nota?
Quem é o réu da ação de usucapião?
Quais os temperos mais usados no mundo?
Como reescrever um texto no Word?
O que faz um Técnico em Enfermagem urgência e emergência?
Quais atitudes O profissional do século XXI deve tomar para garantir sua segurança profissional?
Como se escreve existem ou existe?
Quem trabalha sentado vive menos?
Qual é o CID da Síndrome de Burnout?
Quais os malefícios do presunto?
Qual a forma decimal de 52 100?
O que é participação sucessiva?
É permitido criar galinhas na cidade?
Em que EP April e Jackson se divorciaram?
Qual foi a importância de Aleijadinho para o barroco brasileiro?