IMC = Peso dividido por altura ao quadrado. Exemplo: uma pessoa com 1,75m de altura e 65kg. A altura deve ser multiplicada ao quadrado: 1,75 x 1,75 = 3,0625 . Seguindo com o cálculo do índice de massa corporal, o peso deve ser dividido pela altura ao quadrado: 65/3,0625 = 21,2244. Este é o IMC da pessoa.
Todo início de musculação deve ser feito com pesos leves, até que o seu corpo adapte-se ao exercício. Normalmente para os mais jovens e idosos que estão iniciando a sua “carreira” na academia, o peso ideal é de 3kg. Dependendo do sexo, a inicialização na musculação pode ter uma variação de pesos entre 3kg e 7kg.
E um menor índice de massa corporal parece cada vez mais importante à medida que as distâncias das corridas aumentam: um estudo de 2004 descobriu que o IMC ideal para corredores masculinos de 800m foi entre 20 e 21, enquanto cai entre 19 e 20 para corredores de 10K e maratonistas.
Por exemplo, se você pesa 90 kg e tem uma porcentagem de gordura de 20%, multiplique 90 x 0,20. Essa é a sua gordura em quilos (90 x 0,20 = 18 kg). Subtraia esse valor do seu peso total para obter a massa magra; nesse caso, 90 – 18 = 72 kg.
- Hipertrofia: deve-se usar entre 67% e 85% da 1RM, De acordo com esse exemplo, seriam entre 67 kg e 85 kg. - Ganho de resistência muscular: para esse objetivo, a carga deverá ser igual ou menor a 67% do 1RM, o equivaleria a 67 kg ou menos, possibilitando um maior número de repetições.
40 curiosidades que você vai gostar
“Hoje, já existem evidências científicas que mostram que a hipertrofia acontece com cargas mais leves e até com o peso do próprio corpo. Os estudos ainda precisam concluir qual a magnitude desse aumento — para uma pessoa que está sedentária, por exemplo, qualquer estímulo pode ser válido e gerar a hipertrofia.
O cálculo da carga de treinamento, a partir do método da PSE da sessão, consiste na multiplicação do escore da PSE pela duração total da sessão expressa em minutos (incluindo o aquecimento, a volta à calma e as pausas entre esforços, no caso do treinamento intermitente).
Se você deseja ter a certeza absoluta, realize um exame de bioimpedância para avaliar sua composição corporal e comece a comparar ao longo dos meses. Você também pode identificar se perdeu gordura por meio das roupas, aparência da sua pele e do seu corpo.
O IMC não é a medida ideal, pois não separa massa muscular de gordura. “IMC para analisar os atletas provavelmente vai levar a erro. É preciso usar outros métodos para dar a porcentagem de gordura, a massa óssea e mais informações”, explica o fisiologista Paulo Zogaib.
É melhor comer ovo cozido antes ou depois do treino?
O que é macroeconomia e exemplos?
Quais são os dez benefícios científicos da gratidão?
Quando o aluno está Silabico Alfabetico?
Como tratar encefalopatia de Wernicke?
Quando é comemorado o Dia da Vitória?
Qual o papel do pedagogo no processo de educação inclusiva?
Quanto Bill Gates já doou na vida?