Expressa-se como a relação entre o número de casos conhecidos de uma dada doença e a população, multiplicando-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10, usualmente 1.000, 10.0.000.
O cálculo da Razão da Mortalidade Materna deriva da relação entre o número de óbitos maternos, a quantidade de nascidos vivos durante o ano em determinado espaço geográfico, multiplicado por 100 mil.
“Razão, Taxa ou Coeficiente de mortalidade materna é o indicador utilizado para conhecer o nível de morte materna (...) calculado pela relação do n.º de mortes ´maternas´ ou de ´mulheres durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação´, independentemente da duração ou da localização da gravidez.
Distribuição percentual dos óbitos informados por idade ou faixa etária, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Indica o peso dos óbitos em cada idade ou faixa etária, em relação ao total de óbitos.
Mortalidade Proporcional por Causas A mortalidade proporcional, como o próprio nome diz, é um indicador do tipo proporção, que apresenta, no numerador, os óbitos (por região, causa, sexo ou idade), e, no denominador, o total de óbitos cuja fração se deseja conhecer.
As duas principais causas específicas de morte materna no Brasil são a hipertensão e a hemorragia. Outras causas obstétricas diretas importantes são a infecção puerperal e o aborto. Entre as causas indiretas, a de maior importância epidemiológica tem sido a doença do aparelho circulatório.
"Segundo a Unicef, outros fatores que ajudaram a reduzir as mortes de crianças no Brasil incluem "melhorias nos serviços de saneamento básico, nos níveis educacionais das mães e nos índices de aleitamento materno e vacinação, além do crescimento na renda das famílias".
Em 2019, esta taxa foi de 14,0 por mil, declínio de 2,8% em relação ao ano anterior.
→ Cálculo da taxa de mortalidade O cálculo é realizado com base na relação entre o número de mortos no período de um ano e o número de habitantes de um determinado lugar. O resultado é expresso em porcentagem. Suponhamos que em um lugar haja 500.000 habitantes e morram por ano 1.000 pessoas, a taxa de mortalidade será de 2‰.
Em todas as regiões brasileiras observa-se, entre 19, significativo deslocamento da mortalidade proporcional para faixas etárias maiores, como resultado da redução da mortalidade infantil e do aumento da expectativa de vida. Essa transição está mais adiantada na Região Sul, e incipiente na Região Norte, seguida da Região Nordeste.
A queda também da taxa de mortalidade é um dos fatores que contribuíram para a diminuição do número de nascimentos. A ONU estima, por meio da análise das taxas de natalidade e mortalidade, que o Brasil deixará de ser a quinta maior nação mais populosa do mundo nos próximos anos.
Reflete a qualidade da atenção à saúde da mulher. Taxas elevadas de mortalidade materna estão associadas à insatisfatória prestação de serviços de saúde a esse grupo, desde o planejamento familiar e a assistência pré-natal, até a assistência ao parto e ao puerpério. 3. Usos
Quanto ganha um testador de sites?
Como limpar alumínio de motor?
Como limpar as sugestões de pesquisa do Google?
Como funciona o app grana extra?
Como matar a sarna das roupas?
Como ganhar dinheiro fazendo apostas de futebol?
Como tirar seborreia do couro cabeludo caseiro?
Como ganhar dinheiro com jogos na internet?
Como fazer a limpeza do depurador de ar?
O que é preciso para ser Perito Contábil?
Como usar os cristais dos chakras?
Como ganhar dinheiro escrevendo nomes?
Como preparar soda cáustica para limpar piso?
Como deixar meu The Sims infinito?
Como baixar e instalar o Kaspersky Free?
Como conseguir dinheiro sombras da guerra?
Como conseguir mais espaço no disco do PC?