Esta classe de aditivos é composta em geral por gomas naturais extraídas de plantas, algas, sementes, etc. Óleos e gorduras vegetais (monos e diglicerídios) também servem de matéria prima para a produção destes aditivos. O amido é um exemplo.
São os seguintes os aditivos:
– No Brasil, segundo a IDA, são permitidos: Adípico – limite de 5mg/Kg – ou seja, um indivíduo com 60 kg pode consumir mg). Cítrico – IDA não especificada – quando consta “não especificada”, quer dizer que não representa risco à saúde. Fosfórico – limite de 70mg/kg. Fumárico – IDA não especificada.
Os aditivos alimentares são substâncias químicas que se classificam, de acordo com sua função em: agentes conservantes (antioxidantes ou antimicrobianos), acidulantes, emulsificantes, estabilizantes, espessantes, corantes, flavorizantes e adoçantes, entre outros.
Os conservantes, resumidamente, são substâncias químicas (naturais ou sintéticas) adicionadas a um produto (alimento, cosmético, fármaco…) com o propósito de aumentar o seu tempo de vida útil, protegendo-o de bactérias, fungos, leveduras e quaisquer tipos de organismos ou reações químicas que possam tornar o item ...
A conservação dos alimentos pelo uso de aditivos defini-se como a adição de elementos químicos aos alimentos com o intuito de aumentar a sua vida de prateleira. De acordo com (GAVA, SILVA, 2008) também é utilizado para melhorar palatabilidade, como também realizar fermentações de produto de origem vegetal e animal.
Tipos de aditivos alimentares
O primeiro passo para saber se você pode ou não usar um aditivo em determinado produto é verificar se o alimento pertence a uma categoria que possui uma lista de aditivos específica.
Os aditivos para alimentos são substâncias não-nutritivas que melhoram a aparência, sabor, textura e o tempo de armazenamento de alimentos. Entre os males relacionados ao excesso de consumo, estão alergia, hiperatividade e câncer.
Lista dos principais aditivos a evitar
E102 Tartrazina - Corante Amarelo | Licores, fermentados, cereais, iogurte, gomas, balas, caramelos |
---|---|
E621 Glutamato Monossódico | Temperos prontos, massa instantânea, batata frita, snacks, pizza, condimentos, produtos diet |
E951 Aspartame | Adoçantes, refrigerantes diet, balas, chicletes |
Atenção: alunos especiais e alunos que participaram do programa PIF devem realizar a solicitação de aproveitamento de disciplinas caso queiram efetivar os créditos das disciplinas cursadas antes do ingresso como aluno regular.
Vantagens do aproveitamento de disciplinas. Ao aproveitar as disciplinas da sua primeira graduação, você terá várias vantagens no novo curso. Além de ter mais tempo para estudar e realizar as atividades acadêmicas, você pode concluir o curso em um período mais curto do que o estimado.
O aproveitamento de disciplinas da grade curricular é uma grande vantagem para quem está cursando a segunda graduação. Com isso, o aluno ganha mais tempo para se dedicar aos estudos. Veja o texto abaixo e entenda como funciona o aproveitamento de disciplinas na sua segunda graduação.
Até o final do segundo período letivo de ingresso, os alunos que tenham sido aprovados em disciplinas de pós-Graduação anteriores ao presente ingresso poderão solicitar o aproveitamento das mesmas, que, após análise circunstanciada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/ FCA), será enviado à Diretoria Acadêmica para providências.
Qual é a função da etapa de amostragem em uma análise?
Quanto custa a pilula do dia seguinte?
Quais cidades do Brasil tem voo direto para Miami?
Quais as principais qualidades do balconista de farmácia?
O que significa inquisitivo no inquérito policial?
Quem é o pai da Regina de Dark?
Qual é a origem do teatro resumo?
Quais são as relações trigonométricas do triângulo retângulo?
Como realizar ligações internacionais?
Quais os três tipos de ciclos vitais dos documentos?
Quais são as doenças causadas pela falta de alimentos?