Os lados do losango formam as hipotenusas de cada triângulo retângulo. Aplique o teorema de Pitágoras, A² + B² = C², para calcular o comprimento da outra diagonal. Na fórmula, C é a hipotenusa, então C é igual a 4. Deixe A ser a metade do comprimento da diagonal conhecida.
A soma dos ângulos internos de um losango vale 360º. Este resultado, aliás, ocorre para todo quadrilátero convexo. Além disso, dois ângulos consecutivos de um losango são suplementares, ou seja, a soma entre eles é igual a 180º.
Diagonais: São segmentos de reta que ligam dois vértices de um polígono e que, ao mesmo tempo, não são lados dele. O losango apresenta apenas duas diagonais.
Assim, o comprimento da diagonal de qualquer quadrado pode ser dado pelo produto entre a medida do seu lado e raiz quadrada de 2.
Para calcular a área do losango, calculamos a metade do produto entre a diagonal maior e a diagonal menor. Já o perímetro pode ser calculado pela multiplicação da medida do lado por quatro.
Cálculo de perímetro e área É determinado através da soma obtida a partir da definição dos lados. De modo que os losangos apresentam lados iguais, basta que sejam multiplicados os lados por quatro, bastando saber as medidas.
“A soma dos ângulos internos de um losango é igual a 360°.” Assim, podemos dizer que as diagonais de um losango formam, entre si, um ângulo de 90°.
Uma das maneiras de calcular a área de um losango é multiplicando-se as suas diagonais e dividindo o resultado obtido pela metade, veja: Onde D é a medida da diagonal maior e d a medida da diagonal menor. Existe uma demonstração que mostra como obtemos esta fórmula. Imagine um losango qualquer.
Se você conhecer o comprimento dos lados de um losango e o comprimento de uma diagonal, é possível encontrar facilmente o comprimento da outra diagonal. Também é possível determinar o comprimento da diagonal de um losango se for dada a área dele e o comprimento da outra diagonal.
Desenhe as diagonais e indique o comprimento conhecido de uma determinada diagonal. Indique o comprimento de dada diagonal como sendo "4 cm". Note que agora você tem quatro triângulos retângulos em seu papel. Cada triângulo consiste de um lado do losango, da metade do comprimento da diagonal de 4 cm e da metade do comprimento da outra diagonal.
Aplique a fórmula da área de um triângulo para encontrar o comprimento de uma metade da diagonal faltante. A fórmula é A = 1/2 (b x h), na qual b é a base e h é a altura. Pense na metade da diagonal longa como a base, b. O comprimento da base é 10.
Como saber se minha amiga é interesseira?
O que significa a classificação dos seres vivos?
Como classificar os paralelogramos?
Como colocar um número elevado a 2 no teclado?
Quais são os signos positivos?
Qual é a definição de linguagem Cite exemplos?
Como se classificam os órgãos públicos quanto à estrutura e que características os identificam?
Quanto a predicação Como se classificam os verbos alugar e precisa?
Como se classifica os predicados desses versos?
Como se coloca a telha francesa?
Como colocar os elásticos do aparelho?
Como invocar o Obelisco o atormentador?
Quais cuidados de higiene devem ser utilizados para utilização dos alimentos?
Quais são as formas de colocação em família substituta previstas pela Lei nº 8069 90?
O que o enxofre faz para as plantas?