As batalhas de poesia falada seguem algumas regras: poesias autorais de até três minutos sem a utilização de objetos cênicos e sem acompanhamento musical. Corpo e voz são elementos fundamentais! As notas são dadas por um júri popular que é escolhido no momento da competição.
“O slam é um lugar de respeito a todos, com atenção ao que o outro tem a dizer”, pontua Roberta. Para ela, a poesia traz a capacidade de expandir o imaginário, de pensar fora do mundo convencional. “Faz muito sentido que as vozes geralmente silenciadas queiram aproveitar essa oportunidade”, opina.
Com o formato similar ao de um sarau ou encontro de “spoken word” (declamação de textos), o Slam Poesia tem o objetivo de atrair, além de poetas, espectadores e escritores que, muitas vezes, têm pouca intimidade com a “poesia tradicional”.
ser de autoria própria do poeta que as apresenta, as performances não podem ultrapassar três minutos e não devem ser utilizados figurinos, adereços nem acompanhamento musical - o slammer tem como recursos somente o seu corpo e a sua voz (2011, p.
O poetry slam ou, simplesmente, slam é uma manifestação cultural criada entre o fim dos anos de 1980 e no decorrer da década de 1990, originariamente nas periferias dos Estados Unidos. A palavra slam é uma onomatopeia da língua inglesa utilizada para indicar o som de uma batida de porta ou janela.
19 curiosidades que você vai gostar
O slam é um molde de competição de poesias criada na década de 80 por Marc Smith em Chicago e que desembarcou no Brasil pelas mãos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e Memória do Hip Hop em 2008 (tendo como principal expoente a poeta, atriz, cantora e apresentadora Roberta Estrela D Alva).
Basicamente, slams ou poetry slams são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e a desempenho.
O slam brasileiro se caracterizou a partir daí, por ser realizado em locais abertos, permitindo a entrada democrática de todas as pessoas e impondo aos pedestres que por ali passam a presença de grupos de jovens poetas e seu público.
Que você vai utilizar apenas o corpo e a palavra, sem roupagem teatral, objeto cênico ou instrumento musical, só você, a palavra e a intervenção. São escolhidos jurados na hora, entre o público, tem sempre o matemático, que calcula o tempo e as notas, que são geralmente de 0 a 10", comenta o artista.
SLAM SP acontece entre 15 e 19 de setembro, valendo vaga para o SLAM BR, realizado de 30 de setembro a 3 de outubro, que, garantirá ao vencedor participação na Copa América de SLAM de 2021. Em 2021, o SLAM SP e o SLAM BR tomam as redes e acontecem de forma totalmente online (e gratuita).
As batalhas normalmente acontecem em espaços públicos, ao ar livre ou em centros culturais, e seguem algumas regrinhas básicas: são quatro ou cinco rodadas, dependendo do número de competidores. Cada slammer tem 3 minutos para declamar sua poesiae, no máximo, 10 segundos de tolerância para finalizar.
Para além de um instrumento pedagógico, o slam nas escolas desenvolve o diálogo entre os jovens, professores e pais. Ele é capaz de estimular o senso de empatia. Entender a si e ao outro, num compartilhamento de realidades tão invisibilizadas.
Adrenalina. Superação pessoal. Esses são alguns dos motivos que ajudam a explicar o encanto das juventudes pelo slam. “Além disso, os poetas, também jovens, trazem temas da atualidade, que estão bombando nas redes sociais.
Os Slams são competições de versos que navegam entre a poesia e o rap e fortalecem a cultura das periferias. ... A diferença é que o slam tem como característica a não utilização de uma batida musical ou figurino, sendo declamada uma poesia em fala de até 3 minutos, decorada ou improvisada.
Para o slam, nada disso é regra: a poesia é falada, e os artistas têm muito mais liberdade. Diferentemente da poesia considerada clássica, o verso é livre, e as inspirações vêm do repente, do rap e, sobretudo, do hip-hop.
Originalmente criadas em Chicago, nos Estados Unidos, as batalhas de slam ganharam força no Brasil. ... Bell Puã, de Recife, foi a vencedora da competição.Mariana Felix, slammer de São Paulo.Cleyton Mendes, slammer de São Paulo.Laura Conceição, slammer de Minas Gerais.Kimani, slammer de São Paulo.
Trata-se do Slam, um tipo de encontro literário que envolve poesia oral, performances e competição. Nesses encontros, cada participante (também chamado de “slammer”) apresenta seus poemas autorais e um júri, escolhido entre o público presente, faz avaliações, dando notas que vão de 0 a 10.
É fundamental o papel da escola na disseminação dos “slams”, pois por meio deles os alunos expressam “seus modos de existir” e suas reivindicações por “uma cultura jovem, popular, negra e pobre, de moradores da periferia, bem diferentes do gosto canônico, branco e de classe média”.
O Slam é um espaço livre para se falar do que quiser: dor, amor, natureza, família; esses temas relacionados à sociedade são muito recorrentes nas poesias: o próprio surgimento de Slams voltados para um público específico é uma prova da capacidade de organização coletiva em torno da palavra.
Há sete anos, Rufino se tornou um slammer — nome que se dá a quem participa dos “poetry slams”, ou, em português, batalhas de poesia.
As regras do slam: 1) um poema (ou texto) por vez, devendo ser de autoria do poeta (podem ser lidos) 2) sem acessórios, sem figurino, sem acompanhamento musical. 3) os poemas devem ter no máximo 10 segundos, com mais 1 segundo de bônus. após esse tempo a cada 1 segundo excedidos 0,5 pontos é descontado.
Qualquer pessoa, a partir de 14 anos, pode participar, enviando seu vídeo de um a três minutos, de acordo com as regras do edital. O envio deve ser feito até o dia 15 de dezembro, e as inscrições são gratuitas. Na primeira etapa, cinco performances serão selecionadas e o resultado publicado no dia 21 de dezembro.
O slam é uma competição de poesia falada criada nos Estados Unidos por Marc Smith, mais especificamente em Chicago nos anos 1980 e trazido ao Brasil em 2008 por Roberta Estrela D Alva. Originário do inglês, o termo slam quer dizer batida. Algo semelhante a uma pancada.
O próprio Marc Smith, que é o cara que inventou o formato slam, quando ele vai definir, ele fala que é uma mistura de show, cabaré, programa de auditório, concurso, bagunça... Ele usa muitas palavras porque, de fato, o slam pode ser muitas coisas.
“Conhecer (Sabrina) Martina (do Slam da Laje) deu outra dimensão da importância do slam dentro das periferias porque é onde as pessoas mais precisam de arte, pois a arte também educa e influencia positivamente as pessoas”, conta. “Era para a gente estar falando de poesia, mas vê do que a gente está falando.
Como tirar o óleo da água da piscina?
Como usar o fone de ouvido Bluetooth?
Como fazer para tirar unha de fibra de vidro?
Qual o melhor remédio para zumbido no ouvido?
Como são as dinâmicas de entrevista de emprego?
Como funciona formatura virtual?
O que fazer para esvaziar a fossa?
Como posso definir uma pessoa em uma palavra?
Como responder E-mail de confirmação de emprego?
Quem é o compositor da música Brilha Brilha Estrelinha?
O que fazer quando rompe o ligamento da perna?
O que falar no sinal da Santa cruz?
Como tirar prateleira invisível da parede?
Como é feita a confissão de fé?