os povos indigenas foram exterminados pelos colonizadores devido ao fato de se recusarem a realizar trabalho escravo, novas doenças trazidas pela populaçao nos navios, e o poder imposto pelos colonos sobre os indios.
Doenças como varíola, sarampo, febre amarela ou mesmo a gripe estão entre as razões para o declínio das populações indígenas no território nacional, passando de 3 milhões de índios em 1500, segundo estimativa da Funai (Fundação Nacional do Índio), para cerca de 750 mil hoje, de acordo com dados do governo.
O extermínio foi feito através da disseminação de doenças ou de longuíssimas marchas forçadas, ou marchas da morte, que atravessavam um ou vários estados inteiros da União, nas quais todos os índios – crianças de colo, mulheres, idosos, enfermos - eram obrigados a fazer, e muitos morriam aos milhares pelo caminho.
As causas externas corresponderam à principal causa de mortalidade na população indígena, no triênio 2004-2006 (22,4%), seguidas pelas doenças do aparelho respiratório (14,9%), doenças do aparelho circulatório (14,3%) e doenças infecciosas e parasitárias (11,7%).
A população indígena no país sofreu um enorme decréscimo, entre o século XVI e o século XX, passando de milhões para a casa dos milhares. Extermínios, epidemias e também escravidão foram os principais motivos dessa redução. Foi após a década de 80 que esse cenário mudou e a população indígena voltou a aumentar.
De acordo com David Maybury-Lewis, formas imperiais e coloniais de genocídio foram encenadas de duas maneiras principais, seja através da remoção deliberada de territórios de seus habitantes originais, a fim de torná-los exploráveis para fins de extração de recursos ou assentamentos coloniais, ou através de alistamento ...
No entanto, nesse mesmo período, os índios foram exterminados, perderam suas terras e hoje são obrigados a habitar locais que ninguém mais precisa, dos quais não se extrai renda, e a viver de maneira desumana (temos como exemplo os Guarani-Kaiowá, que se alimentam apenas uma vez por dia).
Muitos povos indígenas, como os Yukis, Beothuk, Pallawah e Herero, foram levados à beira da extinção. Em alguns casos, tribos inteiras foram aniquiladas.
Muitos povos indígenas brasileiros, como os do Parque do Xingu, os Yanomami e os Enawenê Nawê, vivem em malocas que são grandes casas comunais que abrigam famílias extensas e onde eles amarram redes e dividem a comida em torno de lareiras familiares. Os Yanomami moram em grandes casas comunais, chamadas de malocas. © Survival.
Povos Indígenas Isolados. O Brasil é o lar de mais povos indígenas isolados do que qualquer outro lugar do planeta. Estima-se que mais de 100 povos isolados vivam na Amazônia brasileira. Alguns possuem centenas de pessoas e vivem em áreas remotas do estado do Acre e em territórios protegidos, como o Vale do Javari, na fronteira com o Peru.
Como marcar texto PDF no celular?
Como marcar pessoas no Facebook depois de já ter publicado?
Porque a palavra Couve-flor tem hífen?
Que significa prazer em conhecê-lo?
Como Esquadrejar um terreno retangular?
O Que significado da palavra aéreo?
Como escreve a palavra Deus é fiel?
Como ganhar muito dinheiro The Sims?
Qual o verdadeiro significado de Deus?
Como fazer para ganhar na Lotofácil mais fácil?
Qual é o significado do nome César?
Como ganhar massa muscular dieta vegana?
Como manter uma pessoa interessada em vc?
Onde jogar blackjack Red Dead Redemption?
Como fazer fechamento da Lotofácil com 23 dezenas?
Como conseguir mudas de plantas de graça?
Como ganhar prêmios no Fishdom?