Escala de Borg ou Tabela de Borg é uma escala criada pelo fisiologista sueco Gunnar Borg para a classificação da percepção subjetiva do esforço. Numa escala numérica de 0 a 10 readaptada da original que ia de 6 a 20, o indivíduo utiliza a escala para apontar sua própria percepção de esforço.
A escala de percepção de esforço de Borg (EPE) é uma ferramenta de monitoração da intensidade de esforço físico relacionada às variáveis fisiológicas. ... Os dados coletados foram a percepção do esforço pela EPE e a frequência cardíaca (FC) monitorada ao final de cada estágio do teste de esforço.
A Escala de Borg, também chamada de tabela de Borg, foi criada pelo fisiologista sueco Gunnar Borg, e consiste em classificar de forma subjetiva o esforço de um atleta/aluno. Durante qualquer atividade física, principalmente aeróbica, a frequência cardíaca tende a subir conforme o esforço fica mais intenso.
Introdução: A escala OMNI-Resistance Exercise Scale (OMNI-RES) apresenta ilustrações com levantamento de peso, para que o avaliado faça associações com o esforço percebido. Objetivo: Comparar valores de OMNI-RES em exercícios de supino e agachamento em diferentes velocidades e intensidades.
Para mí, una de las grandes ventajas de la Escala de Borg radica en la facilidad de uso y el nulo coste que tiene (algo que estamos tomando como referencia para algunos de los test que os estamos presentando últimamente en ForoAtletismo como el del Test del Habla ).
Muchos han analizado la posible relación de la Escala de Borg con la frecuencia cardíaca e incluso con los niveles de ácido láctico en sangre pero no se ha llegado a ninguna conclusión contundente a pesar de lo que se sigue considerando un buen método y, como os decía antes, se sigue utilizando mucho.
¿Cómo se aplica? Esta escala recibe múltiples denominaciones, como índice de fatiga Borg o escala del esfuerzo percibido. Para ponerlo en práctica, el corredor debe llevar un control diario, anotando en cada entrenamiento su percepción del esfuerzo con los valores numéricos de la escala.