Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas. ... Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes. Enfim: as minhocas funcionam como verdadeiros "arados naturais".
A minhoca-da-terra é um animal invertebrado, sem patas, e pertencente ao Filo dos Anelídeos. Caracterizam-se pelo seu corpo cilíndrico, alongado e dividido em anéis.
As minhocas e as lombrigas, por exemplo, possuem um esqueleto chamado hidrostático. Seu corpo tem uma cavidade cheia de líquido que lhe dá sustentação, mais ou menos como se fosse um balão cheio de água.
O corpo da minhoca é formado por anéis, chamados de segmentos corporais, o que faz com que seus corpos sejam cilíndricos e alongados, com boca e ânus em extremidades opostas. Mais próximo da boca há um anel mais claro, chamado de clitelo.
Portanto, as minhocas são de grande importância ecológica, pois, além de escavarem a terra, o que facilita a entrada da água e do ar nela, também produzem húmus, essencial para a fertilidade do solo.
As minhocas medem, geralmente, 15 centímetros de comprimento. No entanto, há espécies que podem atingir até três metros. Uma minhoca adulta tem o corpo formado por vários anéis (segmentos), que variam em quantidade de acordo com a espécie.
Os órgãos internos da minhoca. Existem mais de 8 000 especies de minhocas. As minhocas têm um sistema digestivo completo, que inicia na boca e termina no ânus. Na sua porção anterior, há uma grande câmara, o papo, e, em seguida, uma moela, que tritura o alimento. Segue-se um longo intestino, até o ânus, no último segmento.