O Sistema Mandala é uma forma de produção de alimentos, onde o plantio é feito de forma circular. Neste sistema de produção, a horta é plantada em círculos concêntricos que representam a natureza, onde tudo é arredondado.
Inspirado na representação do universo, onde os planetas giram em torno do sol, o pesquisador paraibano Willy Pessoa criou um sistema produtivo de baixo custo para melhorar a produção de alimentos. Ele deu o nome de Mandala Produtiva a sua ideia (Mandala, em sânscrito, antiga língua da Índia, significa círculo).
A tecnologia funciona como um sistema composto por canteiros ao redor, dispostos de forma circular. No centro, fica um tanque que contribui para o solo e para a criação de animais como peixes, patos e marrecos. Seu Pelé, por exemplo, cria peixes.
Mandala é uma palavra de origem sânscrita que significa círculo e, universalmente, representa a harmonia e a integração. Pegando carona nessa definição, o sistema mandala possui estrutura circular de plantio e visa diversificar a atividade agrícola. Cada seguimento, nove círculos em média, ajuda o outro a sobreviver.
Diferentes culturas agrícolas e animais são cultivados ao redor de um reservatório de água, que é a base essencial do sistema. Os primeiros três círculos são compostos de um tanque de água onde existe uma criação de peixes e animais de pequeno porte – galinhas, marrecos, coelhos e similares.
A horta mandala possibilita um sistema de produção sustentável que visa à proteção ambiental, fornecendo um excelente modelo de agrofloresta para crianças (NUTTALL, 2008). Além do caráter conservacionista e restaurador da horta mandala, ela proporciona também uma grande transformação do ambiente.
A palavra mandala significa círculo em sânscrito e é considerada como um símbolo de cura e espiritualidade. Para os hinduístas e budistas, a mandala ajuda na concentração da prática meditativa e é comum encontrá-la nos templos dessa religião.
O meio mais comum de criar mandalas é através de tintas coloridas em papel ou tela. Contudo, alguns templos budistas guardam a tradição da confecção de mandalas com ferro ou madeira. Há ainda um outro método de criação de mandalas ainda mais especial, que é feito por monges budistas de alguns templos ao redor do mundo.
- o terreno deve ser plano ou com leve declividade; - o local não deve pegar ventos fortes, caso isso ocorra deve ter proteção com árvores de médio porte em sua volta; - Local que disponha de luz solar a maior parte do dia; - Tamanho de aproximadamente meio hectare (5.000 metros quadrados).
Pegando carona nessa definição, o sistema mandala possui estrutura circular de plantio e visa diversificar a atividade agrícola. Cada seguimento, nove círculos em média, ajuda o outro a sobreviver.
Apesar de todos os aspectos positivos, existem algumas falhas na implantação e difusão do Sistema Mandalla que ainda impedem que o Projeto se torne um sucesso consistente em escala nacional.
A agricultura familiar se refere a toda forma de cultivo da terra e produção rural cuja gestão e mão de obra sejam majoritariamente provenientes do núcleo familiar
O Embrapa indicou em relatório que entre as principais culturas produzidas pelos núcleos de agricultura familiar do Brasil estão a de mandioca, feijão, milho, café, arroz, trigo, soja, leite e animais como suínos, aves e bovinos.
Como minimizar um aplicativo no PC pelo teclado?
Como alterar a ISO do Windows?
Como calcular as cargas de uma escada?
Onde se reproduz o mosquito da dengue?
Como solicitar atestado de matrícula Anhanguera?
Como funciona a mente de um perfeccionista?
Como lidar com enteados difíceis?
Qual o correto escutar ou escultar?
Como se depilar para uma cirurgia?
Qual a importância de se ter um pensamento crítico?
Como se escreve a família Buscapé?
Como aprender a desapegar de bens materiais?
Como adicionar bot no canal do Telegram?
Qual a função do transportador SGLT2?
Como que liga para os Irmãos Berti?
O que acontece se eu cheirar gasolina?