Isso ocorre porque partes do cérebro ligadas à nossa própria dor são ativadas. Mas nosso estado emocional também pode impactar o nível de empatia que sentimos. Ou seja, mudam a forma como o nosso cérebro reage à dor dos outros. Ou seja, nossas interações sociais podem ser afetadas negativamente quando nos sentimos mal.
É comum ouvirmos dizer que as emoções só servem para nos atrapalhar e que é devido às emoções que tomamos tantas decisões erradas. ... Se analisarmos com algum detalhe, parece que realmente as emoções só nos atrapalham, que não acrescentam nada à nossa vida.
Um estudo publicado na revista científica Social and Personality Psychology Compass defende que a procrastinação é causada por uma falha na auto-regulação e na regulação emocional. Isso significa que, quando há tarefas que nos causam mau humor, nós tendemos a tentar “consertar” o humor ao invés de realizar a tarefa.
Por exemplo, uma pessoa pode imaginar que um colega de trabalho está falando mal dela para a chefia. Isso desencadeia raiva, tristeza ou medo, consideradas as emoções mais intensas e de maior dificuldade de controle. Diante dessas emoções, um determinado comportamento vai se instalar como expressão destas.
Os resultados positivos podem ser observados nas pessoas, no sucesso da vida pessoal e profissional, no bem estar social, na felicidade, e os resultados negativos de não fazer uso da IE, estão aqueles como, dificuldades e tendências depressivas tanto na vida profissional como pessoal, ocasionando falta de produtividade ...
Quando desenvolvemos uma ansiedade patológica, por exemplo, nossa capacidade de atenção e concentração fica deficitária, com dificuldades para absorver novos conteúdos e informações, o que acaba provocando um fraco rendimento escolar.
Trata-se de uma conversa de grande importância porque são os sinais que nossas emoções emitem para o nosso cérebro que determinam que tipos de substâncias químicas serão liberadas em nosso corpo, e que quando em falta ou excesso podem afetar nossa saúde de formas muitas vezes inimagináveis.
Todas as emoções correspondem a uma necessidade. Poder dar lugar à emoção é contatar a necessidade para poder solucionar a situação. No caso de uma pandemia, por exemplo, o perigo é sermos invadidos pelo medo. Não só o medo de sermos infectados, mas também das consequências econômicas e sociais do isolamento que atualmente vivemos.
As emoções como raiva, medo, alegria, tristeza, entre outras revelam a forma pela qual somos afetados e atingidos pelas situações da vida. É uma reação diante dos impactos das situações que nos acontecem. As emoções nos guiam para a ação e nos indica a forma pela qual nos posicionamos no mundo.
As emoções geralmente são passageiras, sentimos raiva ou tristeza por um instante ou horas. Já aquelas que ficam por muito tempo presentes em nós podem se tornar sentimentos. Sentimentos como inferioridade, frustração, culpa, solidão, desamparo, ódio, compaixão, admiração, gratidão, entre outros.
Como saber se a garrafa de café é boa?
Quando a fração não é equivalente?
Como lidar com uma amizade tóxica?
Como saber se a fralda tá cheia?
Qual a diferença entre a goiaba branca e vermelha?
O que é uma oração predicativa?
Como saber se a função e côncava ou convexa?
Como dispor os móveis no quarto de solteiro?
Como organizar uma festa junina virtual?
Como organizar brinquedos na sala de estar?
Como organizar pasta de documentos de uma empresa?
Como organizar as pastas do Pinterest?
Como são arrumados os pinos de boliche?
Como organizar os potes de condimentos?
Como colocar em ordem decrescente os números inteiros?
Como organizar comida no armário?