Leve a água e os ramos de mastruz ao fogo para ferver; Depois que ferver, tampe e deixe abafar. Quando o chá atingir uma temperatura agradável, coe, adoce (se achar necessário) e sirva imediatamente.
Não. Isso porque, para muitas plantas medicinais, o processo do calor da água recém-fervida (infusão) extrai ativos importantes que podem estar relacionados a efeitos terapêuticos e que não serão obtidos caso a pessoa consuma a erva in natura.
A forma mais comum de utilizar as propriedades do mastruz é com a infusão de suas folhas, preparando um chá: Infusão de mastruz: colocar 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 1/2 ou 1 xícara inteira de manhã por 3 dias.
Além de facilitar a digestão, o consumo da erva pode reduzir os problemas gastrointestinais como a constipação, as cólicas e o inchaço abdominal. O mastruz também ajuda no tratamento do refluxo ácido e na gastrite, além de auxiliar na desintoxicação e fortalecimento do fígado.
Mas a Dra. Lívia alerta que, embora seja uma erva muito versátil, ela não foi muito estudada e seu uso deve ser feito de forma parcimoniosa, sem abusos. O uso prolongado da erva pode ser tóxico. A especialista ressaltou ainda que a planta medicinal é contraindicada para grávidas e lactantes.
42 curiosidades que você vai gostar
Contraindicações do mastruz
O mastruz é contraindicado no caso de gravidez e também não deve ser dado a crianças com menos de 2 anos. É recomendável tomar essa erva com orientação médica, já que ela pode ser tóxica.
Além das folhas, podem ser usadas as flores e sementes em infusões, misturadas com leite, tintura, xarope, extrato ou essência, seu modo de uso pode ser interno ou através de compressas. Embora o mastruz possua diversos efeitos benéficos para a saúde, ele é contraindicado para gestantes e crianças menores de 2 anos.
Um excelente remédio para auxiliar no tratamento da inflamação do útero, a metrite é o chá das folhas de tanchagem, Plantago maior. Esta erva tem propriedades anti-inflamatórias, antibacteriana e cicatrizante muito potentes, tendo indicação medicinal também em casos de amigdalite ou outras inflamações.
Conhecido pela medicina tradicional para o tratamento de vermes intestinais, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia a reduzir inflamações nas articulações.
Como depilar a virilha e não coçar?
Quais são as praias de Goiânia?
Quando o Brasil teve a maior inflação?
O que colocar na proposta comercial?
Quais são os benefícios dos jogos cooperativos?
Como usar ampola Pantene hidratação?
O que se faz por amor está sempre além do bem e do mal?
Qual a principal vantagem do vidro temperado sobre o vidro float comum )?
Como que eu sei que a minha televisão queimou?
Para que serve o chá de tília?
Como deve ser feita a contenção física?
Pode comer pão francês todo dia?