CHOVEU MUITO ONTEM À NOITE. O VERBO CHOVER É IMPESSOAL, NÃO POSSUI SUJEITO, INDICA UM FENÔMENO DA NATUREZA. ORAÇÃO SEM SUJEITO. CHOVEU MUITO ONTEM À NOITE.
O verbo chover, como todos os verbos que indicam fenômenos da natureza, é impessoal, não tem sujeito. Por isso, deve ser conjugado na 3. pessoa do singular em qualquer tempo e modo.
Sujeito inexistente
Choveu muito ontem à noite.
Alternativa correta: a) Choveu durante a noite. As orações sem sujeito são formadas por verbos impessoais. Nelas, temos o sujeito inexistente que não admite agentes da ação.
Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.
30 curiosidades que você vai gostar
Os casos mais comuns de orações sem sujeito da língua portuguesa ocorrem com: a) Verbos que exprimem fenômenos da natureza: Nevar, chover, ventar, gear, trovejar, relampejar, amanhecer, anoitecer, etc.
Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito. Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”.
Conhecer a classificação do sujeito é imprescindível para uma boa análise sintática: Ele poderá ser simples, composto, elíptico ou indeterminado.
Pode ser classificado como sujeito determinado simples, sujeito determinado composto, sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial) e sujeito indeterminado.
Como se estrutura o discurso direto?
Como criar conta netflix de graça?
Como proceder para obter a curatela?
Quanto custa transferir um carro?
Qual o impacto de um tiro de 22?
O que é ardência no canal da urina?
Pode usar print de WhatsApp em processo?
O que é xarope de açúcar invertido?
Quantos quilos pode levar no avião 2022?
Quais são os alimentos que não podemos comer?
Quando é considerada válida a alteração do contrato de trabalho?
O que é interpretação restritiva?