O processo motivacional pode ser explicado da seguinte forma: as necessidades e carências provocam tensão e desconforto na pessoa e desencadeiam um processo que busca reduzir ou eliminar a tensão. A pessoa escolhe um curso de ação para satisfazer determinada necessidade ou carência.
Como o nome já evidencia, trata-se de um processo cíclico, no qual cada fase leva, inevitavelmente, ao ponto em que tudo começou, o equilíbrio. Sendo assim, o ciclo motivacional se divide em: Equilíbrio → Estímulo/Incentivo → Necessidade → Tensão → Ação/Comportamento → Satisfação → Equilíbrio.
A motivação verdadeira nasce das necessidades intrínsecas onde encontram sua fonte de energia, nas necessidades e ações do ser humano. Assim também é nas organizações, a motivação verdadeira é a fisiológica, instintiva e psicológicas-emoções.
“Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o comportamento”. “Impulso é uma energia que aciona e direciona o comportamento”.
Os Fatores para Motivar as Pessoas no Ambiente Trabalho
As teorias motivacionais "de processo", por sua vez, objetivam explicar o processo pelo qual a conduta se inicia, se mantém e termina. Estas teorias operam com variáveis maiores de processo e explicam a participação de cada um, bem como a natureza de sua interação.
A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pela qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão.
Consiste em determinadas ações que levam as pessoas a alcançar seus objetivos. A motivação organizacional é uma metodologia utilizada para motivar funcionários, visando a melhor produtividade e qualidade de vida no trabalho.
Segundo Stephen P. Robbins, motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar uma meta. A intensidade refere-se ao esforço que a pessoa despende, sendo um dos elementos que mais nos referimos quando falamos em motivação.
Salientam-se três componentes na motivação: o impulso, a direção e a persistência do comportamento (MITCHELL, et al1982).
Dito isso, podemos nos aprofundar nas etapas do ciclo motivacional. Como o nome já evidencia, trata-se de um processo cíclico, no qual cada fase leva, inevitavelmente, ao ponto em que tudo começou, o equilíbrio.
A relação da motivação com o comportamento e com o desempenho é estabelecida espontaneamente, tanto pelos cientistas como pelas pessoas leigas. O comportamento é percebido como sendo provocado e guiado por metas da pessoa, que realiza um esforço para atingir determinado objetivo.
Quantas calorias tem 1 pedaço de batata doce cozida?
Quantos sacos de cimento para 1 metro quadrado de laje?
O que é o lançamento do crédito tributário?
Como superar a dor de perder um animal?
Como fazer um fungicida natural?
Qual o valor do Onix turbo LTZ 2021?
Como conseguir a autorização do Ibama?
Qual o tratamento realizado após a têmpera e por que ele é realizado?
Quais as ferramentas de Iansã?
Como tirar extrato de 2018 na caixa?
Como se deve ser feita uma pesquisa escolar?
Quantas temporadas tem agentes da?
Como imprimir alvará de localização?
Quanto o refrigerante pode engordar?
Qual seria o principal objetivo da ONG Mães da Sé?