O processo motivacional pode ser explicado da seguinte forma: as necessidades e carências provocam tensão e desconforto na pessoa e desencadeiam um processo que busca reduzir ou eliminar a tensão. A pessoa escolhe um curso de ação para satisfazer determinada necessidade ou carência.
Como o nome já evidencia, trata-se de um processo cíclico, no qual cada fase leva, inevitavelmente, ao ponto em que tudo começou, o equilíbrio. Sendo assim, o ciclo motivacional se divide em: Equilíbrio → Estímulo/Incentivo → Necessidade → Tensão → Ação/Comportamento → Satisfação → Equilíbrio.
A motivação verdadeira nasce das necessidades intrínsecas onde encontram sua fonte de energia, nas necessidades e ações do ser humano. Assim também é nas organizações, a motivação verdadeira é a fisiológica, instintiva e psicológicas-emoções.
“Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o comportamento”. “Impulso é uma energia que aciona e direciona o comportamento”.
Os Fatores para Motivar as Pessoas no Ambiente Trabalho
As teorias motivacionais "de processo", por sua vez, objetivam explicar o processo pelo qual a conduta se inicia, se mantém e termina. Estas teorias operam com variáveis maiores de processo e explicam a participação de cada um, bem como a natureza de sua interação.
A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pela qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão.
Consiste em determinadas ações que levam as pessoas a alcançar seus objetivos. A motivação organizacional é uma metodologia utilizada para motivar funcionários, visando a melhor produtividade e qualidade de vida no trabalho.
Segundo Stephen P. Robbins, motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar uma meta. A intensidade refere-se ao esforço que a pessoa despende, sendo um dos elementos que mais nos referimos quando falamos em motivação.
Salientam-se três componentes na motivação: o impulso, a direção e a persistência do comportamento (MITCHELL, et al1982).
Dito isso, podemos nos aprofundar nas etapas do ciclo motivacional. Como o nome já evidencia, trata-se de um processo cíclico, no qual cada fase leva, inevitavelmente, ao ponto em que tudo começou, o equilíbrio.
A relação da motivação com o comportamento e com o desempenho é estabelecida espontaneamente, tanto pelos cientistas como pelas pessoas leigas. O comportamento é percebido como sendo provocado e guiado por metas da pessoa, que realiza um esforço para atingir determinado objetivo.
É possível alugar um carro com cartão de crédito Pré-pago?
Como funciona a carta troca de mãos Uno?
Quanto custa enviar uma encomenda dos Estados Unidos para o Brasil?
Quanto é o plano da OdontoCompany?
Como os medicamentos podem ser classificadas?
Como os mamíferos aquáticos fazem para respirar?
Qual o efeito de respirar em um tubo de snorkel?
Como os metais estão disponíveis na natureza e qual a forma de obtenção?
Quais são os medicamentos que atuam no sistema nervoso central?
Como os metais podem ser usados sem causar tantos prejuízos à natureza?
Como os metais são excelentes condutores de calor costumam ser?
Como os microplásticos vão parar na água da torneira?
Como microrganismos patogênicos contaminam a água?
Qual é a forma Adiabática da primeira lei?
Quais microrganismos podem causar doenças infecciosas?