A presença de microrganismos patogênicos na água geralmente é decorrente da poluição por fezes humanas e de animais, provenientes de águas residuárias (GONZALEZ et al, 1982).
Agente patogênico é um organismo, microscópico ou não, que produz infecção ou doenças infecciosas nos hospedeiros em condições favoráveis. As bactérias, protozoários, fungos, helmintos e alguns artrópodes são exemplos de agentes patogênicos. São também conhecidos como agente infeccioso ou agente etiológico.
Os patógenos que se desenvolvem na água merecem considerável atenção. Eles podem causar desordens gastrointestinais, infecções em órgãos respiratórios, pele, ouvido, olhos e trato urinário.
Exemplos de microrganismos patogênicos (causadores de doenças) transmitidos pela água: - Bactérias: Shigella, Salmonella, Campylobacter, Escherichia coli, Vibrio e Yersinia. Outras: Mycobacterium, Pasteurella, Leptospira e Legionella. Vírus: hepatite, rotavírus, parvovírus e gastroenterite tipo A.
Na água podemos encontrar microrganismos como bactérias, fungos, vírus, protozoários, algas, bacteriófagos e protozoários.
Em águas naturais é encontrada a mais variada microbiota, seja saprófito ou patogênica, notando-se a ocorrência de espécies pertencentes principalmente aos gêneros Pseudomonas, Achromobacter, Proteus, Streptococcus, Enterobacter e Escherichia.
Organismo vivo de dimensões microscópicas, como as bactérias, os fungos, os protozoários e os vírus.
MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS Os patógenos mais importantes atualmente são Salmonella sp., Escherichia coli patogênica, Listeria monocytogenes, Campylobacter jejuni, Yersinia enterocolitica e Staphylococcus aureus. A maioria dos microrganismos patogênicos é destruída pela pasteurização.
Na água podemos encontrar microrganismos como bactérias, fungos, vírus, protozoários, algas, bacteriófagos e protozoários.
Bactérias, vírus e fungos são alguns exemplos de micro-organismos. A maioria dos micro-organismos são essenciais para a vida na Terra, mas alguns deles são prejudiciais para os seres humanos, animais e plantas, e podem causar doenças. O estudo de micro-organismos é chamado de microbiologia.
A degradação por microrganismos ainda pode ser usada em tratamento de água para a retirada de substâncias químicas e formação do que chamamos de lodo ativado, que discutiremos mais tarde. Na água podemos encontrar microrganismos como bactérias, fungos, vírus, protozoários, algas, bacteriófagos e protozoários.
Em ambos os casos, os microrganismos estão agindo. A árvore apodrece quando os microrganismos decompõe a madeira, o leite azeda devido à produção de ácido lático pelas bactérias. Assim, como todos os organismos, os microrganismos usam nutrientes para o crescimento e para todas as outras funções essenciais à vida.
Além dos nutrientes e condições ambientais favoráveis para esse cultivo, muitos critérios devem ser considerados. Diferentes microrganismos possuem diferentes necessidades, por isso o meio de cultura é adaptado para satisfazer essas necessidades, utilizando nutrientes específicos dependendo do microrganismo de interesse.
Entre os contaminantes biológicos pode-se citar organismos patogênicos como: bactérias, vírus, protozoários e helmintos. Esses contaminantes utilizam a água como veículo, que quando ingerida, causam danos ao organismo do animal.
Quais os benefícios da tintura de Mulungu?
Em qual tipo de terreno é realizado o trekking?
Porque o agronegócio prejudica a agricultura familiar?
Como instalar o pacote Office no celular?
O que é bom comer com Nescau cereal?
Que tipo de parto e menos doloroso?
Como se preparar para a morte da mãe?
Como se tornar uma pessoa interessante e atraente?
Porque o deserto do Saara virou deserto?
Como é uma sessão de Apometria?
Quem trouxe Petit Gâteau para o Brasil?
Como se preparar para mudanças?
Como as queimadas e o desmatamento impactam o agronegócio brasileiro?
Como colocar o Windows 10 em 32 bits?
Como fazer detergente de louça?
Como o bebê se alimenta dentro da mãe?
Como o agrotóxico pode ser chamado?