Eles caem no ciclo das águas tanto por meio do descarte direto de produtos de plástico em rios e áreas de enchentes quanto pela eliminação de resíduos industriais.
O microplástico também apresenta diversos riscos para a vida animal. Quando vai parar no meio ambiente, ele pode reduzir a população de animais, prejudicar o desenvolvimento de ovos de aves, causar deformidades sexuais em répteis e peixes e provocar alterações na metamorfose de anfíbios.
Em relação aos alimentos: opte por descascá-los ao invés de desembalá-los. No quarto, tecidos de fibra natural devem ser priorizados, enquanto nos banheiros, organizadores de escovas podem ser de cerâmicas.
O consumo ocorre principalmente via água potável, onde há resíduos plásticos. Mas não só. Ocorre também pela ingestão de alimentos como mariscos, que tendem a ser consumidos inteiros e, assim, conduzem ao ingestão também do plástico contido em seus sistemas digestivos.
A água, o sol, o vento e os microrganismos vão degradando o plástico descartado nos oceanos até convertê-lo em diminutas partículas com menos de 0,5 centímetros amplamente conhecidas como microplásticos. Tais partículas são ingeridas pelo plâncton, bivalves, peixes e até baleias, que as confundem com comida.
Tratamento de água e esgoto O tratamento de esgoto pode remover mais de 90% dos microplásticos, especialmente se forem utilizadas técnicas de filtragem da água.
Microplásticos podem ser ingeridos por diferentes organismos Os microplásticos que chegam ao fundo do oceano podem ser ingeridos por diferentes organismos, como camarões, caranguejos e moluscos, ou ainda, serem ingeridos por organismos que vivem no meio dos sedimentos, como a meiofauna.
Os micro e os nanoplásticos são os polímeros de maior impacto no ambiente, já que podem absorver compostos altamente tóxicos, tais como hidrocarbonetos e metais pesados.
Confira algumas dicas:
Possíveis soluções incluem plásticos biodegradáveis, banimento de itens descartáveis e tecidos feitos de fibras naturais. É impossível não notar o lixo plástico que polui praias mundo afora.
Na investigação da Orb, foram encontradas partículas de plástico na água com 2,5 micrómetros, ou seja, 2500 vezes maior do que uma nanopartícula. Os microplásticos contêm e absorvem químicos tóxicos que depois libertam no interior do organismo, como foi revelado em estudos com animais selvagens.
Os microplásticos são pequenas partículas de plástico com tamanhos máximos que variam entre 1 e 5 milímetros, consoante os investigadores.
Os resultados — 90% da água engarrafada de todo o mundo tem vestígios de plástico — já levaram a Organização Mundial de Saúde a tomar uma posição: vai rever os potenciais riscos para a saúde humana de beber água contaminada com microplásticos. Esta nova investigação analisou o conteúdo de 259 garrafas de 11 marcas diferentes.
Como os microplásticos nos afetam? Os seres humanos geraram 8,3 bilhões de toneladas métricas de plástico desde 1950.
O que a glicose faz nos vasinhos?
Como saber ver um infarto pelo Eletro?
O que é o exame de leucograma?
Como fazer a leitura do paquímetro em milímetro?
Como faço para baixar o Google Chrome no meu celular?
Como ler livros no Wattpad sem Internet?
Como explicar artigo científico?
Como entrar no jogo do dinossauro com internet?
Como ler a Bíblia capítulos e versículos?
Como servir docinhos em casamento?
Como seria o planeta Terra sem esse efeito?
Por que fazer um planejamento financeiro como empreendedor?
Quais são as 3 dicas que o professor dá para alunos que vão iniciar as atividades físicas?
O que fazer depois de comer feijoada?
Quando o ar se torna com menor vapor de água?